A XpeCAM, uma tecnologia desenvolvida pela XpectralTEK, permite conhecer o estado de conservação de diferentes obras de arte através da análise multiespectral inteligente baseada na luz e Inteligência Artificial— um método não-invasivo e não-destrutivo que permite estudar as peças de arte bem como os seus materiais. A XpeCAM já está presente em museus de países como Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Itália, Grécia ou Egito.

Com a solução desenvolvida pela startup da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, é possível analisar muito além do que os olhos humanos conseguem ver. A análise multiespectral explora as características que os materiais possuem em refletir, absorver e emitir radiação eletromagnética, dependendo da sua composição e forma molecular. Esta tecnologia torna-se, assim, uma ferramenta fundamental na conservação e restauro do património cultural, já que permite um melhor diagnóstico, análise, intervenção e controlo de cada peça.

A XpeCAMPlataform produzida pela XpectralTEK é simples de operar: basta fazer upload do cubo multiespectral obtido através da XpeCAM e, de forma automática, a plataforma produz uma série de informações pertinentes para o conservador sobre a identificação, diagnóstico e análise daquela peça de arte em específico, enquanto produz relatórios automáticos com estas informações.

São já vários os países onde a tecnologia portuguesa está a operar: Portugal, França, Itália, Egito, Roménia, Espanha, Coreia do Sul e Estados Unidos da América. Além disso, entidades como a Universidade Nova de Lisboa, o CNR Paris (França), Museu Vale dos Reis (Egito), Universidade de Timisoara (Roménia), Detroit Art Institute (EUA) Universidade de Bolonha (Itália) já estão, também, a utilizar a XpeCAM nos seus trabalhos.

“Neste momento, a XpeCAM já está presente em muitos países do mundo — nós exportamos 94% da nossa produção. Além disso, temos tido um crescimento superior a 100% por ano e prevemos ultrapassar um milhão de euros em vendas ainda este ano.”, afirma António Cardoso, CEO e cofundador da empresa, acerca do sucesso recente da startup da UPTEC.

A XpeCAM, tecnologia desenvolvida pela XpectralTEK, permite conhecer o estado de conservação de obras de arte através da análise multiespectral e já está presente em universidades e museus de todo o mundo.