A Bandora Systems, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto e spin-off da U.Porto, venceu o desafio Open Data systems for building environment do programa europeu PITCCH, ganhando a oportunidade de trabalhar em parceria com a SPIE, uma multinacional francesa com 45 mil colaboradores, numa solução para edifícios autónomos.

O objetivo do projeto conjunto — denominado Projeto Oddyssee — é desenvolver uma solução de edifícios autónomos, que automatiza a operação e manutenção sem intervenção humana. A tecnologia pretende, ainda, ajustar os níveis de conforto às necessidades das pessoas, sempre com a máxima eficiência energética, ou seja, com o menor consumo energético possível.

Márcia Pereira, CEO e fundadora da Bandora Systems. (Foto: Egídio Santos)

A Bandora integra, assim, o conceito criado pela SPIE de SOS — System of the Systems, que pretende integrar numa única plataforma todos os sistemas existentes num edifício, como o ar condicionado, vigilância, iluminação, entre outros. A plataforma vai estar habilitada para tomar decisões relativas à configuração de qualquer um dos sistemas, com base na tecnologia de machine learning.

A plataforma tem o objetivo de alcançar o Nearly-Zero Energy Buildings (Edifícios de Energia Quase Zero), criada pela Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios, que pretende que todos os edifícios tenham o seu consumo energético melhorado até 2030.

Neste momento, estima-se que cerca de 40% da energia total consumida na Europa seja utilizada por edifícios, principalmente pela má configuração dos sistemas e pela utilização humana.