fcup

Cristina Freire e Andreia Peixoto querem ser a solução para que o biodiesel seja a alternativa aos combustíveis fósseis (Foto: DR)

O projeto CATALVALOR, uma tecnologia inovadora desenvolvida na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e baseada num catalisador sólido para transformar resíduos em biodiesel competitivo, venceu o 1.º lugar da categoria “Indústria” da 5ª Edição do Concurso Acredita Portugal, o maior concurso de Empreendedorismo a nível nacional.

A CATALVALOR é uma solução que nasceu para resolver os problemas atuais do Biodiesel que são responsáveis pela sua falta de competitividade, quando comparado com o diesel derivado do petróleo. O projeto foi distinguido entre mais de 18 mil ideias de negócio candidatas, num processo de seleção que durou vários meses.

Iniciado em 2013, no âmbito do Cohitec 2013- Act by COTEC, e liderado por Andreia Peixoto e Cristina Freira, investigadora de Pós-Doutoramento e professora e investigadora do LAQV-REQUIMTE/ Departamento de Química e Bioquímica da FCUP respetivamente, o projeto envolveu o desenvolvimento de um catalisador sólido, não tóxico e não corrosivo, que combinado com um processo industrial simples permite transformar resíduos de gordura animal e vegetal em biodiesel. Com esta solução, o produtor de biodiesel pode reduzir significativamente os custos com a matéria-prima, custos de operação e custos de investimento e ser competitivo com o diesel derivado do petróleo.

Para já, o projeto está em fase de prova de conceito à escala piloto. mas a ambição passa por “criar diferenciação na área dos catalisadores sólidos para a produção de energias alternativas”. “Queremos ser a solução para que o biodiesel seja a alternativa aos combustíveis fósseis, permitindo a todos beneficiar de um ambiente mais limpo e de um futuro mais sustentável”, apontam as promotoras do projeto, que criaram recentemente a start-up INNOVCAT, Lda.

Os vencedores da 5ª Edição do Concurso Acredita Portugal, nas várias categorias, foram anunciados no passado mês de junho de 2015, durante a Gala de Entrega de Prémios, no Centro de Congressos de Lisboa. O CATALVALOR foi ainda um dos três finalistas da categoria Brisa Mobilidade, inserido no mesmo concurso.

Consulte aqui o vídeo