sphere - prémio miguel quesada

Hélder Crespo e Rosa Romero são os fundadores da Sphere. (Foto: Miguel Quesada / Portugal Startups)

A tecnologia de lasers ultra curtos desenvolvida pela Sphere Ultrafast Photonics, spinf-off liderada por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), venceu o galardão de “Most Promising Technology” atribuído pela Portugal Startups no âmbito dos UP Awards 2015.

Para Hélder Crespo, um dos fundadores da empresa, este reconhecimento “ajuda a mostrar que é possível desenvolver ideias e produtos inovadores de alta tecnologia em Portugal, que é possível conseguir o suporte financeiro para tal e que a criação de emprego tecnológico especializado e competitivo é hoje em dia uma realidade”. O docente e investigador da FCUP considera também que competições deste tipo “ajudam a impulsionar novas áreas da tecnologia, dando-lhes mais destaque”.

Vencedora da edição 2013 do iUP25k – Concurso de Ideias e Negócios da U.Porto, a tecnologia de laser ultrarrápida gerada no Departamento de Física e Astronomia da FCUP permite medir e controlar impulsos laser ultra-curtos com durações próximas dos 3 femtosegundos (1 femtosegundo = 0,000 000 000 000 001 segundos). As utilizações vão desde a terapia e diagnóstico avançados em oftalmologia até ao processamento de materiais com alta precisão

Atualmente incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC), a Sphere Ultrafast Photonics é composta por três doutorados em Física/Óptica, empenhados em mostrar que a tecnologia de laser tem “um leque de aplicações vasto, em áreas que vão desde a investigação científica fundamental à microscopia avançada e processamento de materiais de alta precisão”, diz Hélder Crespo.

Com um portfolio de produtos e clientes em crescimento e que engloba algumas das Universidades mais prestigiadas do Mundo, como a Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA) e a École Polytechnique (França), a spin-off da FCUP vai continuar a trabalhar para “estender os benefícios dos lasers a novas e variadas áreas de aplicação”.

A cerimónia de entrega dos UP Awards 2015 teve lugar do dia 27 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.