Tecnologia portuguesa promove a redução de risco na gravidez. (Foto: DR)

A solução de GeoMedicina desenvolvida pela empresa portuguesa Gisgeo, incubadas no UPTEC – Parque de Ciencia e Tecnologia da Univesidade do Porto, conquistou o mercado brasileiro. A tecnologia, integrada no projeto Rede Mães de Minas, foi implementada no Estado de Minas Gerais e dá passos largos ao serviço da saúde no Brasil.

A aplicação GeoMed desenvolvida pela Gisgeo permite aos profissionais de saúde a monitorização de fatores que contribuem para a saúde e doença das grávidas. Pretende-se desta forma que estes possam uniformizar o acesso aos recursos disponíveis e promover a redução de risco na gravidez através de medidas de promoção de saúde.

A solução apresenta-se como uma mais-valia para o projeto Rede Mães de Minas, promovido pelo Governo de Minas Gerais, que visa promover ações de educação em saúde para grávidas e mães de crianças na primeira infância. O maior programa estadual do Brasil de auxílio às grávidas conta, assim, com a participação ativa de duas empresas portuguesas: Gisgeo e Health Insight, ambas incubadas no UPTEC.

“O alcance dos Sistemas de Informação Geográfica ultrapassa as fronteiras geopolíticas, tornando a nossa solução GeoMed altamente desejável na saúde pública, uma vez que permite associar dados de pessoas, espaço e tempo” salienta Cláudia Ribeiro da Silva, CEO da Gisgeo.

Depois da implementação do produto de GeoMedicina em Linhares, estado de Espírito Santo, a Gisgeo aposta na aplicação das suas soluções de apoio à decisão com base geográfica no setor da saúde no mercado brasileiro.

Reflexo dessa aposta é a presença da Gisgeo na Hospitalar 2013, em São Paulo, a mais completa mostra de produtos para o setor de saúde e o maior evento especializado nesta área em todo continente americano.