UPTEC_Healthyroad

Filipe Monteiro, Filipe Oliveira e André Azevedo são os criadores da IncrediblEYE. (Foto: DR)

Já alguma vez imaginou conseguir saber a quanto está a bater o seu coração olhando apenas para um câmara de vídeo? Agora, para além de imaginar pode mesmo experimentar. A HealthyRoad, startup incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), criou uma tecnologia de biometria facial para medição de frequência cardíaca. Com uma precisão de 95%, a IncrediblEYE consegue medir os batimentos do coração através de qualquer câmara de vídeo.

Criada por Filipe Monteiro (antigo estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto), Filipe Oliveira (antigo estudante da Faculdade de Economia da U.Porto) e André Azevedo, a IncrediblEYE, que já conta com a parceria da Sony e Microsoft, surge com a missão de simplificar o acesso à tecnologia de biometria facial acessível a developers e empresas tecnológicas. Os kits de desenvolvimento de software (SDK) da IncrediblEYE, disponíveis no website permitirão à comunidade de developers utilizar algoritmos de análise facial para medição de frequência cardíaca e para reconhecimento de indivíduos.

Os kits de desenvolvimento de software foram desenvolvidos tendo em vista a utilização de qualquer tipo de câmaras e unidades de baixo processamento, tornando possível a implementação destas tecnologias em Smart Phones, Tablets, Computadores e Smart TV’s

A HealthyRoad centra a sua atividade no desenvolvimento de sistemas biométricos, para mercados como o sector automóvel, segurança e saúde. Atualmente, a empresa tecnológica dispõe de três produtos. Para além de dois kits de desenvolvimento de software IncrediblEYE (que integram um conjunto de algoritmos de deteção de sinais fisiológicos através de análise biométrica), está ainda disponível o  HealthyRoad, um produto que permite alertar o condutor automóvel para a entrada em estados de fadiga, sonolência e distração.