epilepsia ICBAS

A equipa laboratorial do projeto está sediada no Laboratório de Imunogenética do ICBAS. (Foto: DR)

A Tecnifar Industria farmacêutica, SA atribuiu uma bolsa de investigação em epilepsia ao projeto “Fatores epigenéticos: Possíveis Biomarcadores de Epileptogénese?” cuja equipa clínica é dirigida por João Chaves, do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), e a equipa laboratorial por Maria Berta  Silva, investigadora do Laboratório de Imunogenética do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

A ser desenvolvido no âmbito da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) do ICBAS, o projeto distinguido pretende contribuir para a deteção de fatores implicados no desenvolvimento da Epilepsia, mas também para a identificação de biomarcadores úteis para a monitorização da resposta ao tratamento.

Como objetivo final, espera-se que possam ser desenvolvidas novas estratégias para o controlo farmacológico das crises e para prevenção da epilepsia.

Paralelamente à referida investigação foi a recente publicação do Livro “Epilepsia: conceitos, diagnóstico e tratamento” da editora LIDEL de 2016 cuja equipa teve forte participação.

A bolsa bianual, no valor de 7.500 euros, foi entregue durante o Curso de Epilepsia do Douro, que se realizou  no passado mês de outubro, na Casa Infante Douro.