O docente e investigador Francesco Renna, do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conquistou o “Best in person poster presentation award” na principal conferência mundial de processamento de sinal de cardiologia, a Computing in Cardiology (CinC), que decorreu recentemente em Brno, República Checa.

“O nosso trabalho é sobre o uso de técnicas de inteligência artificial para o processamento de sinais de auscultação cardíaca recolhidos com um estetoscópio digital. A principal novidade à abordagem proposta foi o uso de uma técnica híbrida que junta as vantagens de deep learning e de modelos estatísticos clássicos”, explica Francesco Renna, que é também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Instituto de Telecomunicações (IT).

Intitulado “Joint Training of Hidden Makov Model and Neural Network for Heart Sound Segmentation“, o artigo premiado é assinado por Francesco Renna, em coautoria com Miguel Coimbra, docente da FCUP e investigador do INESC TEC, e Miguel Martins, do INESC TEC.

A Informática em Cardiologia é uma conferência científica internacional que se

Realizada anualmente desde 1974, a Computing in Cardiology proporciona um fórum onde cientistas e profissionais das áreas da medicina, física, engenharia e informática podem discutir a investigação que estão a desenvolver em tópicos relacionados com a computação em cardiologia clínica e fisiologia cardiovascular.

A 48.ª edição da CinC decorreu entre os dias 12 e 15 de setembro, em formato híbrido.