De onde veio o TUP? Onde anda o TUP? Para onde vai o TUP? No próximo dia 13 de dezembro, a partir das 18h30 é do passado e do futuro do Teatro Universitário do Porto (TUP) que se vai falar na Reitoria da Universidade do Porto, palco das celebrações dos 74 anos do mais antigo…

“A caminho dos 75 anos, organizamos esta tertúlia aberta à comunidade como início de um ano de celebrações da identidade TUP e do seu papel enquanto “despertador” de consciências, de uma associação cuja memória se caracteriza pela formação informal, acessibilidade a experimentação”, apresenta o TUP.

Esta Conversa aberta do TUP com a cidade terá lugar na Biblioteca do Fundo Antigo (3º piso) e é aberta ao público.

Sobre o Teatro Universitário do Porto

Fundado a 13 de dezembro de 1948, por um grupo de estudantes de Medicina, sob orientação de Hernâni Monteiro, histórico professor da FMUP, o Teaotr Universitário do Porto é o grupo de teatro mais antigo da cidade Invicta, em funcionamento.

Até aos dias de hoje, o TUP tem desenvolvido a sua atividade sem interrupções, afirmando-se como um espaço privilegiado de criação e experimentação teatral e berço de vários espetáculos originais escritos e encenados pelos membros da companhia e por encenadores como António Júlio, Victor Hugo Pontes, Cláudio da Silva ou Gonçalo Amorim. Alguns destes espectáculos foram premiados em festivais nacionais e internacionais de teatro universitário, como o FATAL, em Lisboa, e o MITEU, em Ourense.

O TUP mantém mantém ainda uma atividade relevante ao nível da formação, nomeadamente através do seu Curso de Iniciação à Interpretação, realizado de dois em dois anos.