O holandês Tarik Barri, artista sonoro, programador e compositor audiovisual que já colaborou com nomes como Thom Yorke (Radiohead e Atoms for Peace), Monolake, Nicolas Jaar e Paul Jebanasam (Continuum), vai estar no próximo dia 27 de março, no MIL – U.Porto Media Innovation Labs (Praça Coronel Pacheco, 15) para dar uma palestra intitulada “Desenho e Desenvolvimento de Sistemas Audiovisuais”.

Nesta palestra aberta ao público em geral, Barri irá apresentar o seu trabalho de composição audiovisual  e responder a perguntas relacionadas com as suas criações. Vai também apresentar o Versum, um software para composição audiovisual num espaço tridimensional que vem desenvolvendo desde 2008 e que permite navegar pelas três dimensões com um joystick.

Formado em Música e Tecnologia na Escola de Artes de Utrecht, Tarik Barri desenvolveu uma relação simbiótica com computadores desde os sete anos, especialmente no que diz respeito à programação. Aos 16 anos de idade fazia música com o computador e, na casa dos 20, criou as primeiras versões do Versum, a aplicação que permitiu desenvolver as suas criações audiovisuais e que continua a ser a base atual do seu trabalho.

Para além de ter colaborado com vários artistas de renome (ver vídeo abaixo), Barri já apresentou o seu trabalho em contextos tão diversos como o Detroit Electornic Music Festival (DEMF,) Sonic Arts, Ars Electronica, Club Transmediale, TodaysArt, MIT Media Lab, EMPAC, entre outros. Foi também palestrante convidado na Berklee College of Music (EUA), CCRMA (São Francisco, EUA), Universität der Künste (Berlim, Alemanha) e na Utrecht School of Music and Technology (Holanda). Em 2012, foi distinguido com o Prix Ars Electronica Award of Distinction pelo projeto Tweetscapes, que desenvolveu juntamente com o também holandês Anselm Nehls.

A palestra tem início às 10h00. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição em https://mil.up.pt/palestra/.

Sobre o MIL

O U.Porto Media Innovation Labs (MIL) é o Centro de Competências da Universidade do Porto para a área dos media, que tem como missão desenvolver a capacidade de atuação da Universidade no domínio dos media, nas vertentes de ensino, investigação e inovação, promovendo a colaboração interdisciplinar entre as estruturas existentes na Universidade e a articulação com parceiros externos.