Especialistas nacionais e estrangeiros vão à FEUP discutir o impacto do software na sociedade.

No próximo sábado, dia 2 de fevereiro, todos os “logins” vão dar à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Tendo como principal fio condutor o impacto do software na sociedade atual, a conferência “Talk a bit” pretende reunir estudantes, especialistas e interessados pela área da Engenharia Informática num espaço de debate sobre  temas relacionados com crowdfunding, sistemas de informação, qualidade do software, data privacy e social marketing.

Organizado pelos estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP, a “Talk a bit” vai ter lugar no anfiteatro B002, das 14h00 às 19h00. Apesar de o evento ser especialmente destinado aos aficionados da Engenharia Informática, a equipa organizadora destaca que a conferência “é de interesse geral, uma vez que a privacidade de dados diz respeito a todos os cidadãos”.

“A facilidade de comunicação e partilha” e “o acesso ao conhecimento sem diferenciação dos estratos sociais” são alguns dos pontos positivos do impacto da engenharia de software na sociedade, como apontam os estudantes da FEUP. No entanto, reconhecem que a perda de privacidade causada pela massificação de alguns produtos pode ser considerada uma desvantagem.

Estes “prós e contras” vão então ser debatidos no próximo sábado por especialistas na área, como Alexey Sidorenko (diretor da Teplitsa of Social Technologies, Rússia), Clara Guerra (da Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD), Norberto Amaral (co-organizador do TEDx O´Porto) e Luís Desport (da Associação Portuguesa de Testes de Software – APTS). A conferência vai contar também com “talks” de estudantes da unidade curricular de Seminário de Engenharia de Software e Sistemas de Informação da FEUP.

Outro ponto alto do evento será a sessão de “speed networking” com a sueca Linda Sandberg, que vai ter lugar no Café Progresso (baixa do Porto), a partir das 21h00.