A equipa FEUPSal está na final da Taça de Funcionários da U.Porto.

A FEUPSal e o CDUP/SAS são os grandes finalistas da Taça de Futsal de Funcionários da U.Porto, cuja final está marcada para quinta-feira, dia 21 de junho, no Estádio Universitário do Porto.

Intensidade, equilíbrio e muitas emoções fortes foram vividas ao longo de duas competições que juntam desde fevereiro, 10 equipas de funcionários da Universidade do Porto. Organizados pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), o Campeonato e a Taça de Funcionários da U.Porto estão prestes a terminar e contaram com cerca de 100 participantes de vários serviços e faculdades da U.Porto.

As meias-finais da Taça aconteceram no passado dia 15 de junho, e colocaram frente a frente as equipas da Faculdade de Engenharia – CIVIL-FEUP e FEUPSal – e o CDUP/SAS com a UP Internazionale.

O dérbi de Engenharia foi de cortar a respiração e terminou com um empate (3-3), resolvendo-se apenas nas grandes penalidades. “Foi uma partida cheia de intensidade e com ambas as equipas empenhadas ao máximo em vencer”, conta Pedro Miguel Silva, capitão da equipa vencedora, a FEUPSal.

Na outra meia-final, o CDUP/SAS venceu por 8-3 a equipa da UP Internazionale. “O resultado é desnivelado e não espelha o que se passou em campo, pois foi um jogo muito difícil, disputado entre duas equipas muita vontade de vencer”, explica Rui Queirós, capitão da equipa do CDUP/SAS.

Concluídas as meias-finais, os capitães das duas equipas finalistas apontam já ao jogo decisivo. Pedro Miguel Silva acredita que não há favoritos e que a FEUPSAL terá argumentos para fazer frente ao CDUP/SAS. “Acima de tudo vai ser um bom jogo de futsal, competitivo, intenso, de resultado imprevisível, mas certamente com muito fair-play e companheirismo entre todos os intervenientes. E que ganhe o melhor”, projeta. Do lado do CDUP/SAS, Rui Queirós também prevê um jogo competitivo, “de certeza que iremos ser duas equipas a lutar pela vitória, mas no fim esperamos ser nós a fazer a festa”.

A final da Taça de Futsal de Funcionários da U.Porto está marcada para as 20h30. A entrada é livre.

À procura da desforra no Campeonato

O CDUP/SAS também vai marcar presença na final da Taça.

O Campeonato de Futsal de Funcionários já se encontra na fase das meias-finais, que se disputam a 26 de junho, e serão uma réplica das meias-finais da Taça. Dois jogos de tira-teimas em que a UP Internazionale e a CIVIL-FEUP vão querer desforrar o resultado da Taça.

Até ao momento, as equipas fazem um balanço bastante positivo de ambas as competições. “Quer em termos competitivos e de organização só tenho uma palavra para descrever: excecional”, afirma Pedro Miguel Silva da FEUPSal. “A alteração do modelo de campeonato que foi implementada este ano, onde na primeira fase jogamos todos contra todos, permitiu dar à prova uma maior competitividade e a possibilidade de jogarmos e conhecermos os colegas de todas as equipas”, explica.

Rui Queirós conta que “ambas as competições têm sido de elevado nível competitivo, com resultados improváveis e boa qualidade de jogo, a manter esta bitola no próximo ano e teremos ainda mais competição e equipas.”

O capitão da FEUPSal destaca o espírito de camaradagem e companheirismo, mérito que atribui à organização “pela forma como tem investido e apostado nestas provas permitindo que os funcionários tenham uma salutar competição desportiva”.

A grande final do Campeonato de Futsal de Funcionários está marcada para o dia 3 de julho.