A cidade brasileira de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, vai acolher, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, a 10.ª edição do evento anual da BIN@™, uma rede internacional cofundada, em 2010, pela Universidade do Porto, com o objetivo de apoiar a criação de uma plataforma sustentável para partilha de boas práticas e oportunidades em inovação com parceiros de diferentes setores de atividade.

Organizado pelo Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto (SUPERA Parque)  e pela Agência de Inovação da Universidade de São Paulo (AUSPIN), o BIN@BRAZIL 2019 terá como temas fortes a circularidade e a sustentabilidade. Nesse sentido, 350 delegados vão discutir e pensar soluções para os desafios globais que o mundo enfrenta atualmente com foco na área da saúde, biotecnologia e agricultura.

Para os participantes, trata-se de uma oportunidade de apresentar e conhecer novos projetos e tecnologias desenvolvidos por empresas e investigadores brasileiros à comunidade nacional e internacional. Ao mesmo tempo, é uma iniciativa única de promoção e aproximação de sinergia entre o setor público-universidade-empresa, integrando dimensões do desenvolvimento sustentável (económico, social e ambiental), com o objetivo de gerar competitividade científica e desenvolvimento tecnológico em saúde, biotecnologia, áreas agrícolas e afins.

“O mundo da ciência, tecnologia e inovação passa por constantes mudanças. A formação de futuros talentos com uma visão holística e multidisciplinar para transformar o conhecimento gerado nas universidades e nas empresas em benefício da população tornou-se uma necessidade global básica”, acredita Pedro Coelho, um dos mentores da rede BIN@™, que dirige a Unidade de Apoio à Investigação e Inovação da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Para cada dia haverá sessões abertas com keynote speakers, Action Tanks temáticos, minicursos de inovação, apresentações de startups, e muito mais. Uma comitiva de investigadores da FEUP e do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC) com trabalho desenvolvido nesta temática da circularidade e sustentabilidade vai estar igualmente no BIN@BRAZIL 2019 com vista à partilha de boas práticas e troca de experiências.

O programa está disponível aqui.

O que é a Business & Innovation Network (BIN@™)

Fundada em 2010, pelas universidades do Porto (Portugal), Sheffield (Reino Unido) e São Paulo (Brasil), a Rede BIN @™ tem como missão desenvolver uma plataforma internacional de inovação sustentável, interdisciplinar e intersectorial, envolvendo parceiros industriais e académicos, parques científicos e tecnológicos, incubadoras, investidores, consultores e agências de desenvolvimento económico, entre outros, para partilhar conhecimento e boas práticas numa lógica de inovação aberta.

Atualmente, a rede BIN@™ conta com mais de 4000 delegados em todo o mundo e, até agora, realizou 11 eventos internacionais em Portugal, Reino Unido, Brasil, Roménia e Polónia.