A SUMMARY, empresa graduada da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, está a exibir uma exposição sobre arquitetura modular e pré-fabricada, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. The Reasons Offsite apresenta 25 edifícios ou sistemas construtivos numa experiência imersiva, através da utilização de realidade virtual.

Esta exposição já esteve patente na Salt Gallery do Boston Society of Architects, na Neufert Box Weimar, e integrou o programa oficial do Centenário da Bauhaus, e no KÉK – Contemporary Architecture Centre Budapest.

No desenvolvimento deste projeto, a — o estúdio de arquitetura fundado por Samuel Gonçalves, antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) — trabalhou em estreita colaboração com vários arquitetos de diferentes partes do mundo, ligados à investigação e à curadoria. Entre estes, encontram-se arquitetos emergentes como Pablo Jimenez-Moreno, Jorge Christie e Martín Alvarez, mas também académicos amplamente reconhecidos neste campo como Pedro Alonso e Hugo Palmarola.

Com curadoria e projeto expositivo do estúdio SUMMARY, a exposição procura demonstrar os diferentes momentos da evolução da arquitetura modular e pré-fabricada, desde o século XVII até à contemporaneidade, através de uma visão crítica e prospetiva. Para tal, são apresentados 25 edifícios ou sistemas construtivos que tenham desempenhado o papel de percursores no campo da construção pré-fabricada e modular, incluindo neste grupo projetos anónimos, mas também obras de autores mundialmente conhecidos como Jean Prouvé, Buckminster Fuller, Shigeru Ban ou MVRDV.

Inaugurada no passado dia 4 de junho, The Reasons Offsite vai ficar patente ao público até 25 de setembro, na Galeria da Casa da Arquitectura (CA). A entrada é livre.