João Paulo Vilas-Boas, docente do Gabinete de Biomecânica da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e Diretor do Laboratório de Biomecânica do Porto (Labiomep), foi recentemente nomeado membro honorário da Strength and Conditioning Society (SCS) durante a 4th SCS Annual Conference, a mesma conferência que consagrou o doutorando Klaus Magno Becker, também da FADEUP, com o S&C Young Investigator Award 2021.

Com um longo passado ligado à biomecânica do desporto, João Paulo Vilas-Boas vê desta forma reconhecido o seu enorme contributo para esta área.

Docente da FADEUP desde 1983, onde começou por lecionar a cadeira de Metodologia dos Desporto Individuais – Natação, o recente vencedor do Geoffrey Dyson Award 2022, atribuído pela International Society of Biomechanics in Sports (ISBS), é atualmente professor catedrático da instituição. É ainda o atual Presidente do Conselho de Representantes da FADEUP, responsável pelo Gabinete de Biomecânica do Desporto e diretor do Labiomep – Laboratório de Biomecânica do Porto.

Klaus Magno Becker viu ser reconhecido o trabalho intitulado “Motor Units Activation | Changes During Acute Muscle Pain” (Becker, K.M.; Goethel, Marcio; Sousa, Manoela; Vilas-Boas, João Paulo e Ervilha, Ulysses), apresentado em formato poster.

A 4th SCS Annual Conference teve ainda mais dois estudantes da FADEUP em destaque: Ana Resende Coelho, finalista do S&C Young Investigator Award 2021, e Manoel Rios, finalista na categoria S&C Applied Science Award 2021.

Klaus Magno Becker (ao centro, na foto) recebeu o S&C Young Investigator Award 2021. (Foto: FADEUP)

A cerimónia de encerramento do congresso contou com dois nomes consagrados do atletismo mundial em palco, os medalhados olímpicos Rosa Mota e Ivan Pedroso, e com as intervenções finais do Presidente da SCS, Pedro Alcaraz, e de João Paulo Vilas-Boas.

A 4th Strength and Conditioning Society Annual Conference realizou-se na FADEUP nos dias 12 e 13 de novembro, contando com a presença de mais de uma centena de congressistas de várias nacionalidades, incluindo algumas das mais conceituadas personalidades da área. Em 2022, o evento viaja para São Paulo (Brasil), onde se realizará a 5.ª edição.