A Bandora, uma spin-off U.Porto atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto, e a byAR, também ela uma startup da UPTEC, integram a lista das 15 empresas portuguesas selecionadas para participar no programa da Lanzadera, uma incubadora e aceleradora de empresas da Marina de Empresa. A iniciativa — idealizada por Juan Roig, dono da cadeia supermercados Mercadona — pode resultar na atração de financiamento de até 500 mil euros, assim como na possibilidade de colaborar com grandes empresas.

As duas empresas portuenses vão participar numa das quatro partes que constituem o programa: a fase Traction, destinada a startups numa fase inicial. As restantes fases dirigem-se a empresas maduras (Scale Up), empresas que procuram um crescimento rápido (Growth) e/ou empreendedores que ainda estão a idealizar o projeto (Start).

A Bandora é uma empresa spin-off da U. Porto que tem vindo a ajudar os edifícios comerciais a operar com eficiência energética, a manter os espaços confortáveis, a detetar e notificar anomalias desde a sua criação. A empresa considera-se um Facility Manager Virtual, que, no fundo, faz a operação e manutenção dos edifícios.

Márcia Pereira, CEO da empresa, confessa que esta foi uma “oportunidade inesperada”. “A partir daí, passámos de imediato à terceira ronda de entrevista, já na sede do Mercadona, e com o próprio Javier Jimenez Maro, CEO da incubadora”. O responsável conta ainda que o encontro foi “inusitado” e que nem quiseram ouvir o pitch. “Segundo Javier Jimenez Maro, o nosso projeto é muito interessante e tem forte potencial para ser implementado não só no Mercadona, como no próprio edifício da incubadora”.

A byAR, por sua vez, cria ambientes digitais que conectam histórias, pessoas e espaços. A empresa cria narrativas — às quais associam Realidade Aumentada e outras tecnologias emergentes — para proporcionar uma experiência que se prolonga além do espaço e do tempo em que é contada.

“Com sete anos a desenvolver projetos de realidade aumentada e exposições para museus e instituições semelhantes, é para nós um sinal que devemos continuar a traçar este caminho”, destaca Pedro Pereira, cofundador da startup.

O mesmo responsável acrescenta que “este reconhecimento será uma oportunidade para desenvolver projetos cada mais desafiantes” e não tem dúvidas que “a entrada na Lanzadera tem por objetivo a nossa internacionalização”.

Desde a sua fundação, em 2013, a incubadora espanhola já apoiou mais de mil empresas e contribuiu para a criação de mais de 10 mil postos de trabalho. Este ano foram selecionadas mais de 125 startups para integrar o programa.