A Smartex, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, reuniu as preferências dos especialistas e venceu o Pitch da Web Summit 2021, o principal concurso de negócios do evento que decorreu de 1 a 4 de novembro, em Lisboa.

Fundada por António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, todos eles alumni da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto (FCUP), a spin-off da U.Porto criou uma tecnologia de visão por computador e inteligência artificial que deteta defeitos em têxteis em fase de produção. Esta solução reduz os defeitos de produção para perto de 0%, diminui o desperdício e a produção têxtil defeituosa e aumenta a competitividade e qualidade da indústria.

Com o propósito de reduzir o desperdício na indústria têxtil, uma das mais poluentes do mundo, a Smartex já evitou o desperdício de mais de 7,5 milhões de litros de água e 67 mil kg de tecido.

Em competição no Pitch da Web Summit estiveram 75 startups, mas apenas a Smartex, a Okra (Camboja) – na qual recaiu a escolha do público – e a startup Lisa (Alemanha) chegaram à final do concurso.

Para António Rocha, cofundador e CTO da startup portuguesa, o reconhecimento atribuído na Web Summit demonstra “que a sustentabilidade, o impacto e as alterações climáticas estão na ordem do dia e que o trabalho desenvolvido pela Smartex é um tópico relevante para estas agendas.”.

António Rocha revela, ainda, que a chave do sucesso da Smartex passa, essencialmente, por “ter as pessoas certas nos lugares certos, com as motivações certas, o principal elemento para sermos capazes de cumprir os nossos objetivos.”

Com esta vitória, a Smartex torna-se a primeira empresa portuguesa a ganhar o concurso anual da Web Summit desde que a cimeira de tecnologia se mudou para Lisboa, em 2016.

Sobre a Smartex

A Smartex nasceu, em 2018, depois da participação na Escola de Startups da UPTEC e pouco depois foi selecionada para integrar o HAX, do grupo de Venture Capital SOSV, o maior programa de aceleração de empresas de hardware do mundo.

Já em 2020, os fundadores da startup foram eleitos pela Forbes para o ranking dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos, na categoria de Manufacturing & Industry.

A startup da UPTEC, que também tem escritórios em Shenzhen (China) e em São Francisco (EUA), conta atualmente com 30 colaboradores e tem perspetivas para duplicar a equipa. “Captar talento, sem dúvida, é uma das nossas principais prioridades.”, revela o CTO da empresa que já tem várias vagas em aberto.