Thermosite foi seleccionada entre 15 equipas a concurso

A Thermosite foi selecionada entre 15 equipas a concurso. (Foto: DR)

A Thermosite, empresa incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), especializada na oferta de soluções mais eficientes para climatização e aquecimento de águas sanitárias, venceu o Prémio EDP do Concurso Energia de Portugal, uma competição de empreendedorismo promovida pelo jornal Expresso e pela EDP.

A startup portuense destacou-se dentro de um conjunto de 15 empresas de base tecnológica em fase inicial de desenvolvimento, provenientes de Portugal, China e Brasil. O prémio atribuído à Thermosite inclui seis meses de incubação na EDP Starter, bem como um investimento da EDP que pode chegar aos 50 mil euros.

A Thermosite resulta da iniciativa de uma equipa de profissionais da área da climatização, do aquecimento central e do solar focados na oferta de serviços energeticamente eficientes e virados para as necessidades de dois públicos: o Cliente Final e o Profissional da Climatização.

Para o Cliente Final, a empresa dispõe de uma ferramenta digital que permite informar sobre as soluções mais eficientes que o mercado oferece e os melhores profissionais que as possam instalar, procurando conciliar economia com conforto térmico. A plataforma indica ainda o custo da solução sugerida e o tempo de retorno do investimento, para o que o cliente terá apenas que fornecer alguns dados muito simples sobre a sua casa.

Para o Profissional da Climatização, a Thermosite angaria clientes, presta apoio técnico e em breve facultará um software profissional (ferramenta de gestão de obras) que permite aos profissionais do setor, apenas com a utilização do telemóvel, elaborar todo o projecto e ultimar a obra de climatização, desde o seu início até ao pós-venda.

O Concurso Energia de Portugal nasceu em 2012 com a missão de promover a veia empreendedora dos portugueses, ajudando-os a criar negócios.