Márcio Borgonovo-Santos, fundador da All in Surf, a apresentar o projecto no UPTEC.

Márcio Borgonovo-Santos, fundador da All in Surf, a apresentar o projecto no UPTEC.

A All in Surf,  startup incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC ), vai medir o desempenho de Sebastian Steudtner, o surfista de ondas gigantes que se sagrou campeão da XXL Big Wave Awards 2015 por ter atingido a maior onda do mundo neste ano. O convite partiu da produtora de televisão alemã ZDF, uma das maiores emissoras públicas de televisão da Europa, que vai realizar um documentário sobre o atleta alemão.

A empresa portuguesa desenvolveu um sistema de monitorização in loco. A solução permite entender melhor o comportamento das correntes marítimas em relação à prancha de surf na formação das ondas gigantes, bem como auxilia a perceber detalhes importantes que ajudam a melhorar o desempenho dos surfistas.

No dia 22 de outubro, a equipa da All in Surf esteve com Sebastian Steudtner a realizar os primeiros testes na Nazaré, que foram gravados para o documentário da ZDF – Terra X. O objetivo passou por utilizar o sistema criado pela startup para “obter dados GPS, cinemática do movimento da prancha em 3D, usar um relógio de alta precisão para sincronização com as filmagens, e um sensor capaz de medir a direção e o sentido do fluxo da água que passa por baixo da prancha de surf”, explica Márcio Borgonovo-Santos, investigador biomecânico e fundador do projeto.

Já no dia 26 de outubro, o surfista estará no LABIOMEP – Laboratório de Biomecânica do Porto, onde vai realizar testes de equilíbrio dinâmico, medições da atividade elétrica muscular, cinemática 3D dos movimentos do surf, avaliações do posicionamento dos pés na prancha e posturas utilizadas na prática dessa modalidade.