As aulas de dança estão disponíveis 24 horas por dia numa plataforma online. (Foto: DR)

A Moot – The Movement Lab, startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, lançou uma plataforma online para quem quer aprender a dançar. Através de conteúdos multimédia, acedidos por qualquer dispositivo com acesso à internet, todas as pessoas podem ter aulas de dança e conhecer novos conceitos de treino.

A Moot vai escolher bailarinos internacionalmente reconhecidos para garantir a qualidade de todo o material multimédia online. Na plataforma vai ser possível assistir a aulas de diferentes bailarinos, especializados em estilos distintos e oriundos de todo o mundo.

A ideia surgiu quando Vanessa Canto, cofundadora do projeto, foi até ao interior do país para dar uma formação a um grupo de jovens bailarinos e “percebi que não ia continuar a acompanhar aqueles dançarinos como desejava, por causa da distância. Além disso, o dinheiro que enquanto bailarinos temos de gastar para ir a formações no mundo inteiro é incomportável.”, afirma Vanessa Canto.

Foi para responder a estes problemas que Gustavo Neves Lima e Vanessa Canto criaram a Moot, uma plataforma que tem packs de formação para diferentes níveis de dançarinos, disponíveis 24 horas por dia. O objetivo da startup passa por tornar acessível a todos a formação em dança e apoiar a rotina de trabalho diário de qualquer dançarino.

A Moot está incubada no UPTEC e é uma das finalistas do Prémio Nacional das Indústrias Criativas. A equipa já está a crescer e os novos produtos e conteúdos da plataforma estão já a ser projetados.