Solução gratuita promete revolucionar processo pós-compra dos consumidores. (Foto: DR)

Esqueça as faturas, os recibos ou talões de compra perdidos nos bolsos e na carteira e imagine toda essa informação disponível à distância de alguns “cliques”, através de uma plataforma web ou mobile. É essa a solução proposta pelo PaperVault, uma plataforma inovadora desenvolvida pela Xnfinity, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que pretende revolucionar o processo pós-compra, simplificando o trabalho a comerciantes e consumidores.

Através desta solução digital, os consumidores terão a informação sobre as suas compras centralizada, podendo consultar e arquivar todas as informações de forma totalmente gratuita, segura e confidencial. As faturas, enviadas diretamente pelos comerciantes, com valor legal, podem ser organizadas e catalogadas para posteriormente o consumidor poder fazer a gestão das suas despesas, garantias ou apresentar essas despesas em sede de IRS ou aos seguros de saúde.

Por sua vez, as empresas que aderirem ao PaperVault terão acesso a uma plataforma inovadora que irá ajudar a acrescentar valor aos serviços prestados pelas empresas aos seus clientes. O produto apresentará, também, funcionalidades de fidelização de clientes, marketing direto e sistemas de análise de comportamento dos seus consumidores, onde será possível analisar as tendências de consumo, perfis de compradores e segmentação.

Orlando Ribas, CEO da Xnfinity, realça o impacto ambiental e económico deste produto. “As empresas que utilizarem o PaperVault no ponto de venda ou sistema de faturação podem vir a reduzir cerca de 50% dos custos relacionados com o uso de papel”, refere.

O PaperVault está atualmente em fase de teste, mas estará completamente disponível a partir do 2º semestre de 2013. Está contudo aberto a todos os consumidores que se queiram registar e começar a experimentá-lo. Os utilizadores que pretenderem começar a receber as faturas no PaperVault apenas precisam de o solicitar nos locais aderentes que serão comunicados nos canais e redes sociais do PaperVault.

O CEO da empresa está confiante no sucesso do produto e acredita que “até ao fim do presente ano, o produto irá iniciar a sua internacionalização.”