Uma plataforma de expansão de negócios franchising que ajuda a dar o primeiro passo no universo empresarial: assim se identifica a missão da Reppli.co, empresa fundada por Erick Damasceno, antigo estudante do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo (MIETE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A startup, que se foca no apoio ao nível dos processos burocráticos e de negociação do cliente, foi a grande vencedora do Programa Centelha DF. O concurso, que decorreu em Brasília, contou com mais de mil participantes inscritos, com 330 projetos de inovação, dos quais apenas 28 foram aprovados.

“Solucionamos três grandes problemas que ameaçam a sobrevivência do franqueador inicial – a empresa-mãe que concede o franchising: o elevado custo de aquisição de clientes, o excesso de processos manuais nas etapas de candidatura e negociação, que tornam o processo lento e caro, e a grande barreira financeira de entrada, que exige que os empreendedores interessados possuam algum capital próprio ou que peçam um crédito”, avança Erick Damasceno.

Concentrando os esforços no mercado brasileiro – que possui atualmente cerca de 3.000 empresas franqueadoras e mais de 170.000 unidades franqueadas em funcionamento – “nós acreditamos que, com as nossas soluções, conseguiremos dobrar ou até triplicar a quantidade de novas franquias abertas por dia no país”, acrescenta.

O financiamento obtido pela Reppli.co através deste programa de inovação pode ascender até 60.000 reais (cerca de 10.600 euros), atribuído pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Com o incentivo do Programa Centelha, é possível continuarmos a desenvolver soluções independentes e complementares, como um sistema de recomendação de franquias e outro de candidaturas de empresas interessadas, e ainda um conjunto de soluções financeiras nas formas de crédito e parcelamento”, esclarece o alumnus da FEUP.

“Empreendedorismo mais acessível para a população”

Mais fácil, mais amplo e mais aberto: é assim que Erick Damasceno quer ver o empreendedorismo ligado ao franchising, tornando-o “mais acessível, aumentando a quantidade de negócios e ampliando a oferta de empregos no país“.

A ideia de investir neste mercado surgiu da constatação do problema de expansão deste mercado. “Quisemos mudar o paradigma e aplicar o nosso conhecimento técnico de negócios para que esta área possa evoluir da melhor forma”, recorda o responsável da Reppli.co, que se prepara agora para dar o salto para o mercado internacional em breve.

Conhecimento esse que foi adquirido e consolidado pelo antigo estudante de Inovação e Empreendedorismo no decurso do MIETE, especialmente através das unidades curriculares de Projeto de Identificação e Avaliação de Oportunidades, Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços, Estratégia para Startups e Projeto de Construção de Negócio.