O projeto do Centro Interpretativo do Vale do Tua valeu mais uma distinção à Rosmaninho+Azevedo, estúdio de arquitetura incubado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. A startup venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020, na categoria Melhor Intervenção Inferior a 1.000m2.

O Centro Interpretativo do Vale do Tua, inaugurado em fevereiro de 2019, foi o primeiro projeto construído pela Rosmaninho+Azevedo e é constituído por dois antigos armazéns ferroviários com identidades diferentes e singulares – um em cada lado da linha do Douro.

O primeiro é um edifício centenário em madeira que foi restaurado “tábua a tábua” e é um ponto de acolhimento e de promoção regional. Já o segundo espaço, totalmente revestido a zinco canelado, acolhe uma exposição que procura revelar a riqueza natural e histórica de um território que ao longo dos tempos se foi transformando pela ação do Homem.

O Centro Interpretativo do Vale do Tua foi inaugurado em fevereiro de 2019 (Foto: Rosmaninho+Azevedo)

Projeto multipremiado

“Esta distinção representa um reconhecimento de âmbito nacional muito importante e competitivo. É um prémio atribuído por vários olhares, não só do ponto de vista da arquitetura, mas de toda a dinâmica da construção e do imobiliário, ganhando por isso uma relevância diferente e complementar daquilo que já alcançamos”, afirma Pedro Azevedo, cofundador da spin-off da U.Porto.

Em 2018, o projeto para o Centro Interpretativo do Vale do Tua venceu o Prémio Especial do Júri no Troféu Archizinc – VMZinc (Paris), tendo ainda sido nomeado para o Prémio de Arquitectura Contemporânea da UE – Mies van der Rohe 2019, e finalista do Prémio Bauwelt 2019: First Works e do Prémio The Plan 2019.

Criado em 2015, por Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo, o escritório de arquitetura já esteve entre os 14 finalistas do prémio Architectural Review Emerging Architecture (AREA), uma distinção atribuída pela Architecural Review a estúdios e arquitectos emergentes, até aos 45 anos.

Sobre o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Criado em 2013, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi que visa “distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências. Nesta 8.ª edição do prémio foram galardoados projetos em dez categorias (Habitação, Comércio & Serviços, Turismo, Impacto Social, Eficiência Energética (atribuído pela ADENE), Reabilitação Estrutural, Restauro, Intervenção Inferior a 1.000 m²; Cidade de Lisboa e Cidade do Porto), entre 76 obras a concurso.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 17 de setembro, nos  Paços do Concelho, no Porto.

Recorda-se que a edição 2019 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana distinguiu três projetos assinados por dois docentes e uma antiga estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP).