Tatara Razors, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um sistema – único no mundo – de placas deslizantes ajustáveis para os aparelhos de barbear. A solução, cuja patente se encontra agora registada, diferencia-se pela capacidade de modificar o ponto de contacto entre a lâmina e a pele, apenas ao rodar o manípulo do aparelho.

O sistema de placas deslizantes ajustáveis da Muramasa, aparelho de barbear criado pela Tatara Razors, permite ajustar a exposição e o declive da lâmina, o que possibilita alternar entre uma barbear mais suave ou mais agressivo. A invenção portuguesa já vendeu mais de 800 exemplares para todo o mundo, nomeadamente Estados Unidos da América, Itália, Reino Unido, Espanha e Portugal.

A startup foi criada por três antigos estudantes de Engenheira Mecânica na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) – João Gomes, Luis Oliveira e André Guimarães –, que utilizaram os conhecimentos em fundição, maquinação, laser e prototipagem rápida para iniciar o projeto.

“Com a Muramasa é possível – durante o barbear – fazer vários ajustes que compreendem uma combinação de folga da lâmina e valores de exposição da lâmina. Assim, o utilizador pode barbear-se com conforto em todos os contornos do rosto, apenas rodando o manípulo sem ter de desmontar o aparelho ou adicionar alguma peça extra”, explica João Gomes, CEO e cofundador da startup que registou a patente.

Uma máquina que pode ser usada infinitas vezes

Distinguida por utilizar métodos de engenharia moderna, a startup incubada na UPTEC lançou, em 2017, o primeiro modelo dos aparelhos de barbear. Atualmente, a Tatara Razors tem três modelos de aparelhos, em cor matte e dark, todos 100% desenvolvidos e produzidos em Portugal. Desde o início do projeto, já venderam mais de 5000 exemplares para mais de 60 países.

João Gomes garante, ainda, que “os aparelhos de barbear da Tatara Razors, que têm garantia vitalícia, podem ser usados infinitas vezes e cada lâmina pode durar entre cinco e oito utilizações. Além disso, o custo das lâminas – 20 a 40 cêntimos – é bastante inferior ao do das lâminas de máquinas descartáveis – 2 a 3 euros –, o que se traduz numa poupança a longo prazo.”.

Os produtos da marca apresentam-se como uma alternativa sustentável às máquinas e lâminas descartáveis, uma vez que os materiais utilizados no fabrico – criada em inox e com acabamento à mão – conferem uma maior qualidade e durabilidade do produto.

Os aparelhos de barbear da Tatara Razors podem ser adquiridos no website da startup. Os preços variam entre os 149 e os 361 euros.