A Wisecrop, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, lançou um movimento para acelerar o processo de incorporação tecnológica na agricultura. A campanha JANOTA – Jovem Agricultor(a) Nacional Orgulhosamente com Tecnologia Agrícola – pretende capacitar os agricultores para o uso de soluções digitais e tornar o setor mais atraente e competitivo.

“Sentimos que este é o momento certo para lançar este movimento, uma vez que estamos numa fase de transição entre a antiga PAC (Política Agrícola Comum) e a nova, onde as tecnologias irão adotar um papel importantíssimo. Pretendemos acelerar o processo de digitalização da agricultura portuguesa, para que evolua e se torne mais competitiva em mercados externos e, por consequência, se torne mais atraente a investimento e a captação de recursos humanos.”, destaca Tiago Sá, CEO e cofundador da Wisecrop.

A Wisecrop é um sistema operativo agrícola que, através de uma interface centralizada, disponibiliza dados em tempo real e gestão remota. A ideia surgiu há seis anos, na UPTEC, pela mão de seis alumni da Faculdade de Engenharia da U.Porto. Atualmente, a startup já conquistou 3000 utilizadores – entre agricultores, técnicos agrícolas ou associações de produtores.

A utilização da Wisecrop permite poupanças significativas com a rega e nutrientes, a redução do uso de fitofármacos ou o aumento da eficácia laboral e da maquinaria. Por outro lado, a solução providencia também vantagens intangíveis como o “conforto trazido em momento de certificação, o acesso à exploração de forma instantânea e remota, o que evita deslocações propositadas, ou a capacidade de acompanhar a evolução dos custos de produção, que resulta numa previsão precisa e atempada do proveito da campanha.”, revela Tiago Sá.

Com clientes por todo o país – Continente e Ilhas –, a Wisecrop já conquistou também mercados como a Espanha, Itália e Brasil. O principal foco da ferramenta são as culturas frutícolas e hortícolas em solo desprotegido, mas a startup também colabora com clientes que produzem em túneis e estufas, bem como ervas aromáticas, cogumelos ou cereais.

Em 2018, a Wisecrop conquistou o prémio de “The Best Startup” atribuído no âmbito da Startup Europe Smart AgriFood Summit, que decorreu em Málaga, Espanha. Já em 2019, Tiago Sá foi incluído pela revista Forbes na lista dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos,na categoria de empreendedorismo social.