A inovapotek tem clientes em 35 países diferentes nas indústrias farmacêutica e cosmética. (Foto: DR)

Em pouco mais de uma década de existência, a inovapotek, empresa incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, já realizou testes de mais de 500 cosméticos, dispositivos médicos e suplementos orais.

Fundada em 2008, a inovapotek desenvolve produtos inovadores e apoia a colocação de produtos cosméticos no mercado europeu, através da produção dos mais diversos tipos de estudos clínicos. A empresa portuense realiza estudos de estabilidade, de avaliação e segurança, aceitabilidade e eficácia, entre outros. Além disso, a inovapotek presta ainda serviços de consultoria à indústria.

Com clientes em 35 países diferentes e nos cinco continentes, a empresa trabalha com marcas líderes da indústria farmacêutica, cosmética, dispositivos médicos e suplementos orais.

“Nos últimos 10 anos, a inovapotek testou mais de 500 produtos da área cosmética, dispositivos médicos e suplementos orais. Contribuímos, assim, para um crescente nível de segurança e confiança do consumidor final nos produtos e sempre com o objetivo de que todos possam usufruir de produtos cada vez mais seguros e eficazes”, afirma Marta Ferreira, acerca da empresa que começou a idealizar ainda enquanto estudante e investigadora da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP).

Os estudos realizados com maior frequência são os de avaliação de cosméticos com efeitos antirrugas, reafirmantes e hidratantes, assim como de redução de olheiras e adelgaçantes. São já cerca de 3000 voluntários que participam nestes ensaios clínicos que, diariamente, testam os mais diferentes produtos – desde champôs a espumas de barbear e desodorizantes.

Todos os estudos são previamente aprovados por uma comissão de ética e são acompanhados por pessoal especializado. Os produtos testados cumprem sempre a legislação em vigor, mesmo que ainda não estejam no mercado para venda ao consumidor.

Dez anos depois, a inovapotek já testou mais de 500 produtos, trabalha com clientes de 35 países diferentes e conta com cerca de 3000 voluntários inscritos nos estudos clínicos.