A Pavnext, startup incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto, já está a reduzir a velocidade dos carros numa passadeira junto a uma escola em Matosinhos. Através desta tecnologia, os veículos reduzem a velocidade de circulação sem nenhuma ação dos condutores, aumentando, assim, a segurança rodoviária.

Fundada em 2017, a Pavnext está a desenvolver tecnologias inovadoras para cidades inteligentes. Matosinhos é a primeira cidade a acolher o piloto da empresa portuense ao instalar a tecnologia da startup numa zona onde os veículos devem reduzir a velocidade: uma passadeira junto de uma escola.

A tecnologia consiste na implementação de um dispositivo na superfície do pavimento rodoviário, que permite captar a energia cinética do veículo e, desta forma, reduzir a velocidade dos carros de forma autónoma, ou seja, sem nenhuma ação do condutor. Além disso, a energia captada dos veículos é convertida em energia elétrica, que pode ser utilizada para diversos fins, como alimentar outros dispositivos de segurança rodoviária ou carregar carros elétricos.

A Pavnext tem, ainda, outra tecnologia em teste nesta passadeira: um sinal luminoso que deteta o movimento de peões e que, enquanto os peões estão na passadeira, ativa um conjunto de LEDs para avisar os condutores da presença de uma pessoa na faixa de rodagem.

“Com estas tecnologias, estamos a promover a segurança rodoviária de forma única, já que a grande maioria dos acidentes são causados por excesso de velocidade, especialmente no meio urbano. Além disso, a tecnologia luminosa está a ser alimentada pela energia captada nos veículos”, refere Francisco Duarte, CEO e cofundador da Pavnext.

As tecnologias desenvolvidas pela empresa estão patenteadas internacionalmente e pretendem aumentar a segurança rodoviária em todo o mundo. O projeto piloto da Pavnext, startup incubada na UPTEC, já está implementado na cidade de Matosinhos.