O estúdio de arquitetura SUMMARY, criado por Samuel Gonçalves, antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), e que deu origem a uma empresa graduada da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, foi um dos 20 eleitos para integrar a lista de “Best New Practices of 2021”/”Melhores Novos Escritórios 2021” do ArchDaily, o mais importante website internacional de arquitetura do mundo.

O júri da competição, composto por 16 especialistas internacionais, destacou a SUMMARY de entre estúdios de todo o mundo devido ao “equilíbrio entre o pragmatismo e o experimentalismo” do seu trabalho. E lembra que “a necessidade de mudança, combinada com a rápida digitalização da indústria, colocou a arquitetura à beira de uma grande revolução”, e que os vencedores “são os catalisadores dessa mudança”.

Criado em 2015 por Samuel Gonçalves, no âmbito da Escola de Startups da UPTEC, o estúdio SUMMARY opera nos domínios da arquitetura e do urbanismo, com especial enfoque no desenvolvimento de soluções arquitetónicas através da tecnologia de pré-fabricação. Entre os projetos assinados pela empresa incluem-se a instalação que levaram à Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016 ou o protótipo modular Gomos#1.

Assentes no equilíbrio entre o pragmatismo e o experimentalismo, os projetos e sistemas construtivos da SUMMARY têm a otimização do tempo e dos recursos físicos como tema central. O desafio do estúdio é tornar a construção um ato cada vez mais simples, que responda às exigências impostas pela arquitetura contemporânea.

O SUMMARY é especializado no no desenvolvimento de soluções arquitetónicas através da tecnologia de pré-fabricação. (Foto: Fernando Guerra/DR)

 

Entre as várias distinções conquistadas pela startup inclui-se o prémio AZ Award, com um edifício modular construído em Vale de Cambra. Já em 2020, venceu um dos prestigiados Dezeen Awards na categoria “Emerging Architect of the Year”.

Em 2018, Samuel Gonçalves foi também um dos vencedores do concurso internacional “Europe 40 under 40”, integrando assim a lista dos 40 arquitetos e designers emergentes mais promissores da Europa.

O júri da competição escolheu, além da SUMMARY, uma outra empresa com representação portuguesa: a IlLab.