A Bandora Systems, uma startup incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu a edição deste ano do NOS Startup World, na categoria Deep Tech. A competição coincidiu com o Building the Future, o principal evento português na área da transformação digital, que decorreu de 26 a 28 de janeiro.

Especializada na operação e manutenção de edifícios comerciais, a Bandora desenvolveu uma solução baseada em inteligência artificial que permite reduzir até 40% o consumo energético nos edifícios, ao mesmo tempo que reforça o conforto e reduz falhas. O objetivo da empresa é que os edifícios se tornem 100% autónomos, ou seja, que não necessitem de intervenção humana para a sua gestão.

Na prática, a  tecnologia desenvolvida pela startup conecta-se com qualquer sistema IoT (Internet of Things) que exista no edifício e recorre à inteligência artificial para ajudar a tomada de decisão do gestor, de forma a otimizar, em contínuo e em tempo real, o seu modo de funcionamento e dos equipamentos, como o AVAC (sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado) ou iluminação.

Acelerar a descarbonização das cidades

Para Márcia Pereira, CEO e cofundadora da Bandora, “a atribuição do prémio de startup do ano em Deep Tech por entidades de elevado relevo no plano tecnológico em Portugal” significa “vermos finalmente reconhecido o nosso trabalho no desenvolvimento de uma solução inovadora, que pretende resolver o problema da elevada dependência energética dos nossos edifícios”.

“Acreditamos que estamos a contribuir para a aceleração da descarbonização das cidades e estamos em linha com as metas mundiais de combate às alterações climáticas”, acrescenta a responsável.

Além da Bandora, o NOS Startup World premiou também as startups Beyond Vision e Anybrain, nas categorias 5G e Cibersecurity, respetivamente.

Os vencedores da competição organizada pela NOS e pela Microsoft têm entrada direta no programa Microsoft for Startups, acesso a coworking no NOW_Beato e a possibilidade de codesenvolverem um projeto piloto com mentoria.