A Tatara Razors desenvolveu uma máquina de barbear com um sistema de ajuste único, que pode ser utilizada infinitas vezes. Criada pela startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a máquina apresenta-se como uma alternativa sustentável às multi-lâminas descartáveis e tem garantia vitalícia.

Com um design minimalista, a Tatara Razors reúne as vantagens de uma engenharia moderna e conjuga diferentes variáveis para garantir uma maior precisão de corte, conforto e suavidade no barbear. As máquinas podem ser utilizadas infinitas vezes e cada lâmina pode durar entre cinco a oito utilizações.

A startup foi criada por três antigos estudantes de Engenheira Mecânica na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) – João Gomes, Luis Oliveira e André Guimarães –, que utilizaram os conhecimentos em fundição, maquinação, laser e prototipagem rápida para iniciar o projeto.

As máquinas da Tatara Razors – embaladas numa caixa de cortiça natural – são criadas com materiais nobres como o inox, acabadas à mão para extinguir todas as marcas de maquinação e suavizar todas as bordas e, por fim, sujeitas a um tratamento manual de jato de areia, peça por peça, para obter uma coloração mate e um aspeto suave.

A qualidade e durabilidade das Tatara Razors conferem-lhes igualmente uma sustentabilidade incomparável com as máquinas e lâminas descartáveis. “Só nos EUA, foram produzidos 2 mil milhões de máquinas descartáveis e recargas descartáveis no ano passado. A maioria parte destas recargas acaba em aterros e até nos oceanos e lá continuam por séculos”, explica João Gomes, cofundador da startup.

A máquina de barbear da Tatara Razors custa desde 149 euros, mas o custo é rapidamente amortizado. “Comparando o custo das lâminas usado na nossa máquina, que é 0,05 euros por unidade, com as máquinas descartáveis mais vendidos da Amazon (2,55 dólares/ 2,09 euros com assinatura), o retorno do investimento acontece após um ano de utilização”, reforça o cofundador.

A startup foi criada por três João Gomes, Luis Oliveira e André Guimarães, todos eles antigos estudantes de Engenheira Mecânica da FEUP. (Foto: DR)

A internacionalização e o futuro

Até ao momento, a Tatara Razors já lançou duas máquinas e dois pincéis de barbear. Os produtos, 100% desenvolvidos e produzidos em Portugal, já chegaram a países como Estados Unidos da América, Itália, Reino Unido, Singapura, Taiwan ou África do Sul, maioritariamente através do mercado online.

No futuro, a marca pretende avançar com o lançamento de um aftershave 100% natural de pedra Alum e uma taça de barbear, assim como uma máquina de barbear com um sistema patenteado e, mais tarde, um sabonete de barbear.

“Nos próximos anos, iremos lançar também uma body razor para todo o corpo e para público masculino e feminino”, projeta João Gomes.