Desconstruir os estereótipos e preconceitos que conduzem à discriminação, à exclusão social, ao abuso de poder e até mesmo à violência de género. Este é o propósito da campanha digital Igualiguallançada pela Câmara Municipal de Matosinhos e cujo desenvolvimento criativo esteve a cargo da Miew Creative Studio, empresa incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

A estratégia de comunicação foca-se na divulgação do tema nas redes sociais que os jovens mais consomem — Instagram e Youtube — através de “influenciadores” que já abordam o feminismo, a masculinidade tóxica e a igualdade diariamente nas suas plataformas. Desta forma, a Miew selecionou como embaixadores da campanha Juliana Rocha “Píton”, ex-pugilista e criminóloga, Diogo Faro, humorista, e Clara Não, ilustradora.

O estúdio criativo colocou, ainda, o desafio de corrigir frases que definem o preconceito em Portugal, como é exemplo a utilizada no primeiro cartaz da campanha: “Já sabes cozinhar, já podes casar.”, cuja última parte é rasurada e corrigida para “já és independente.”

Na campanha surge também a expressão usada comumente entre os jovens para contrariar de forma negativa as frases estereotipadas: “Só que Não”. É sob este mote que surge o nome para o concurso de criatividade #SQN, que decorre até ao dia 30 de setembro.

Para concorrer, os jovens dos 15 aos 25 anos podem submeter qualquer forma de arte — desenho, vídeo, ilustração, entre outros —, habilitando-se ao prémio do júri e ao prémio do público, no valor de 500€ cada.