Surgiu de uma conversa informal entre empreendedores, há cerca de uma semana, e rapidamente ultrapassou os limites da informalidade. Foi assim que nasceu o tech4Covid19 , um movimento que está a mobilizar a comunidade empreendedora – incluindo muitas das spin-offs da Universidade Porto e startups instaladas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto – para encontrar soluções tecnológicas para o combate à Covid-19.

Atualmente, o tech4covid já junta mais de 300 startups e 3.600 voluntários a trabalharem em 27 projetos. A comunidade de voluntários – à qual todos se podem candidatar aqui conta profissionais das áreas da sotware, saúde, recursos humanos, design, marketing,  dispositivos médicos, entre outras.

Angariar fundos para aquisição de equipamento de proteção individual dos profissionais de saúde foi um dos primeiros projetos. Já com mais de 68 mil euros angariados – para os quais a UPTEC também contribuiu -, o projeto vai utilizar as doações para adquirir equipamentos em falta em centros de saúde e hospitais para o tratamento e controlo do covid-19: máscaras, luvas, fatos e óculos de proteção e um ventilador.

Para além da angariação de fundos, o tech4covid19 já colocou em prática projetos para criar uma plataforma que alojamento para profissionais de saúde, serviço de consultas gratuitas online, serviço de entregas entre familiares e amigos, plataforma que esclarece dúvidas sobre animais de estimação, assistente virtual de triagem, identificação de pessoas infetadas, ensino à distância, entre outras iniciativas.

Com o apoio da U.Porto

A Universidade do Porto já manifestou o apoio a esta iniciativa através de uma mensagem da Pró-Reitora do Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento, Joana Resende.

“É por enfrentarmos tempos difíceis que hoje, mais do que nunca, devemos unir esforços e usar o conhecimento, a investigação e a tecnologia para encontrar soluções.”, refere a também diretora da UPTEC

Da comunidade da Universidade do Porto fazem parte desta iniciativa spin-offs da U.Porto, assim como startups incubadas e graduadas da UPTEC: Adapttech, Addvolt, Bitmaker, B-Parts, Codavel, Connect Robotics, CoverFlex, Didimo, Everythink, Fibersail, HealthyRoad, Hubit, HypeLabs, Impacting Group, Infraspeak, Jscrambler, Jumpseller, Knok Healthcare, LabOrders, Miew Creative Studio, Taikai, Tonicapp, Velocidi, Xhockware.