A Didimo, uma empresa spin-off da Universidade do Porto atualmente incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, venceu o TechTour Deep Tech 2021, na categoria de Software Track. A empresa portuense, criada por Verónica Orvalho, professora da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), foi escolhida de entre mais de 300 empresas de toda a Europa.

A Didimo foi, assim, considerada uma das 22 melhores startups deep tech pelo TechTour. A competição, que decorreu entre setembro e novembro em formato online, recebeu candidaturas provenientes de países como Israel, França, Holanda, Bélgica, Polónia e muitos outros.

Resultado de mais de uma década de investigação de alto nível em computação gráfica, machine learning e animação facial, a Didimo é responsável pelo desenvolvimento da primeira app em todo o mundo que consegue gerar, num curto espaço de tempo, avatares humanos digitais em 3D a partir de uma foto 2D.

A Didimo foi fundada por Veronica Orvalho, professora do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da U.Porto.

Com mais de 20 colaboradores distribuídos por escritórios em Leça da Palmeira, Vancouver (Canadá) e Londres (Reino Unido), a spin-off da U.Porto levantou, só em 2019, mais de 6 milhões de euros em investimentos de diferentes entidades financiadoras. No “currículo” da empresa e de Veronica Orvalho  destacam-se ainda as conquistas da edição 2015 do iUP25k e da edição 2017 do Women Startup Challenge, promovido pela organização norte-americana Women Who Tech.

Já em 2021, a spin-off da U.Porto venceu o Pitch Contest Portugal promovido no âmbito da 5.ª edição da Viva Technology, uma das maiores feiras tecnológicas do mundo. Já Verónica Orvalho está entre as 21 finalistas à edição 2021 do EU Prize for Women Innovators / Prémio da União Europeia (UE) para Mulheres Inovadoras, galardão – no valor de 100 mil euros – que distingue anualmente um conjunto de mulheres empreendedoras de toda a UE e países associados, que tenham criado uma empresa de sucesso e trazido inovação para o mercado.