A TAIKAI, uma plataforma portuguesa de inovação aberta baseada em blockchain e nascida na Universidade do Porto, arrecadou 2 milhões de euros numa ronda de financiamento liderada pelo fundo alemão FinLab EOS VC Fund. Da ação participaram também a Bright Pixel – atual investidor na TAIKAI – – e a capital de risco nacional Portugal Ventures.

O diálogo com o fundo de investimento começou no final de 2020 por se tratar, como referem os representantes da empresa, de um investidor estratégico para a TAIKAI: “O FinLab EOS VC tem conhecimento e experiência em ajudar startups a construírem negócios de sucesso e está focado no setor de blockchain”, explica Mário Alves, cofundador e CEO da spin-off U.Porto.

A conversa acabou por evoluir para uma negociação já no início deste ano, e a ronda de financiamento, com um valor total investido de 2 milhões de euros, foi concluída em agosto de 2021.

“Com este investimento será possível chegarmos a mais mercados, apoiando as empresas no processo de inovação e recrutamento”, refere Mário Alves. Para além disso, a TAIKAI pretende apoiar também a evolução do ecossistema como um todo, fomentando uma “cultura de inovação constante que vá além das grandes empresas, alcançando também PMEs e startups para que a inovação faça parte do seu ADN”.

“A TAIKAI já ajudou mais de 100 empresas globais a resolver os seus desafios de inovação. Agora é hora de ir mais longe e ter um impacto mais amplo nas empresas”, acrescenta o também antigo estudante da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

O valor da ronda de financiamento servirá ainda para aumentar a equipa nos departamentos de desenvolvimento, marketing e vendas até ao final do ano.

Sobre a TAIKAI

Fundada em 2018, começou por ser uma plataforma de inovação aberta que ajudava empresas portuguesas a alcançar novas soluções e produtos através do lançamento de desafios a uma comunidade de desenvolvedores, designers, entre outros. A pandemia da COVID-19 acabou por trazer novas oportunidades à TAIKAI uma vez que o formato online foi fortemente impulsionado graças ao teletrabalho.

Neste momento, a spin-off consegue atender às necessidades de qualquer empresa no mundo e a solução pode também ser desenvolvida por qualquer inovador no mundo, aumentando as possibilidades de interação. Assim, o contexto aparentemente menos favorável acabou por motivar um crescimento da TAIKAI, que já conta com mais de 50.000 inovadores na sua plataforma global de inovação aberta.

No seguimento da missão de fomentar uma cultura de inovação além das grandes empresas, a TAIKAI está atualmente focada no desenvolvimento de funcionalidades específicas para apoiar processos de recrutamento abrangentes: “Esta ferramenta vai ao encontro das necessidades não só das grandes organizações mas também das startups que, mais do que hard skills, procuram um fit cultural entre a empresa e o candidato”, refere Mário Alves.

O programa de aceleração para startups, em desenvolvimento pela TAIKAI, deve arrancar já este mês.