Garrett McNamara

Speaker do evento, o surfista Garrett McNamara vai surfar os telhados da Cidade da Cultura de Galicia com uma prancha da BioBoards, empresa incubada no UPTEC. (Foto: DR)

A cidade de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha), acolhe nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro a organização do SPIN 2016, um evento que volta a contar com a participação ativa da Universidade do Porto e que coloca ao dispor de empreendedores, estudantes, investigadores, empresas e investidores um vasto programa de atividades dedicadas ao empreendedorismo.

Este ano, a casa do SPIN será a inovadora Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela, É aí que terão lugar todas as conferências, workshops, seminários e momentos de networking dos três dias do evento bem como as diversas competições em curso para premiar os melhores projetos empreendedores. A Universidade do Porto é, inclusivamente, uma das universidades da RedEmprendia com mais candidaturas às iniciativas do SPIN, tendo duas equipas na final do SmartMoney4Stars (Metablue e Wise Educ) e duas na do Model2Market (Retrivr e Stay on Track).

Uma das presenças mais marcantes da edição de 2016 será a do surfista norte-americano Garrett McNamara que, em novembro de 2011, surfou na praia do Norte, na Nazaré, uma onda com 78 pés (23,77 metros), o que lhe valeu um lugar no livro do Guiness World Record. O atleta, além de ser um dos speakers destacados do evento, vai surfar os telhados da Cidade da Cultura de Galicia com uma prancha da BioBoards, empresa portuguesa incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Outras oradores de renome são o ex-selecionador espanhol de futebol, Vicente del Bosque, a fundadora e CEO da Corageus Girls e diretora de Enterprise Technology no Paypal, Silvia Vásquez-Lavado e um dos criadores do videojogo Candy Crush, Manel Sort.

A Universidade do Porto, cumprindo o seu papel de destaque na organização do evento desde 2012, vai providenciar o transporte para Santiago de Compostela. Os interessados devem inscrever-se até ao dia 23 de setembro de 2016 (e também no site do evento).

SPIN 2016, apresentação

O SPIN 2016 resulta de uma organização conjunta entre a RedEmprendia, Banco Santander, Universidade de Santiago de Compostela, Fundación Cidade da Cultura de Galicia e a Junta da Galiza. (Foto: DR)

Organizado pela RedEmprendia, Banco Santander – através do programa Santander Universidades-, Universidade de Santiago de Compostela, Fundación Cidade da Cultura de Galicia e pela Junta da Galiza, o SPIN 2016 espera reunir mais de 2.000 participantes provenientes de uma centena de universidades e 20 países. Tendo acontecido já em 2012 (Madrid) e em 2014 (México), o SPIN continua a ser uma oportunidade única para partilhar experiências, melhorar conhecimentos e ficar a par das últimas tendências e tecnologias nascidas da investigação universitária.

Mais informações em http://www.spin2016.org/.