Estudantes vão ter 29 horas para desenvolver uma aplicação de comércio eletrónico inovadora para o Continente Online

O desafio começa às 18h00 desta sexta-feira, dia 25 de outubro e prolonga-se até às 23h00 de sábado. Durante este tempo, dezenas de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vão tentar desenvolver uma app inovadora na área do e-commerce, essencialmente centrada na linha de atuação do Continente Online.

Pensada com o intuito de estimular e apoiar projetos de inovação numa lógica de colaboração estreita entre o mundo académico e o setor empresarial, esta Maratona de Programação promovida pelo Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produto e Serviços (CiPS) da FEUP e pela SONAE desafia os estudantes a desenvolverem uma “app/website mobile” que permita a transposição do serviço da loja online do Continente para dispositivos móveis. Tudo isto enfatizando funcionalidades inovadoras, como por exemplo: a compra na loja online em 5 minutos; a utilização das funcionalidades dos dispositivos de modo a integrar os eventos do Continente no dia a dia do cliente; e ainda o estímulo à utilização do website mobile desenvolvido através de “gamificação”.

Serão valorizados os grupos de estudantes que promovam a multidisciplinaridade e que sejam capazes de desenvolver uma solução inovadora e diferenciadora da aplicação/website mobile. Outro aspeto a ter em conta é a exequibilidade e funcionalidade da app, o design apresentado e ainda o conceito de espetacularidade da própria aplicação.

Os vencedores serão anunciados no dia 26 de outubro, após a apresentação das ideias finais de todos os grupos.

O que é o CIPs?

É a mais recente aposta da Faculdade de Engenharia e surge na sequência dos anos de investigação e do papel relevante que a faculdade tem assumido na área de desenvolvimento de produto e mais recentemente no desenvolvimento de serviços com empresas do panorama nacional e internacional. O Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produto e Serviços (CiPS), cuja cerimónia de apresentação pública decorreu no passado dia 6 de setembro, pretende, assim, reunir equipas multidisciplinares ligadas à FEUP e ao próprio universo da U. Porto para, em conjunto com a indústria, criar novos produtos e desenvolver serviços que possam alavancar a economia. Com base nesta integração o CiPS irá reforçar o papel da FEUP na área da inovação a nível nacional e internacional e irá fomentar a competitividade e inovação do tecido empresarial.