Participantes da sessão A2B visitaram as instalações da Sogrape, em Avintes

Participantes da sessão A2B visitaram as instalações da Sogrape, em Avintes

A mais recente sessão A2B (Academia to Business) realizou-se na Sogrape Vinhos, S.A., onde docentes e investigadores de diferentes áreas do saber da Universidade do Porto – desde a Engenharia à Psicologia, passando pelas Belas Artes e Farmácia, entre outras – ficaram a conhecer os desafios de I&D e Inovação da empresa e puderam apresentar ideias e propostas para o desenvolvimento da atividade vitivinícola.

Segundo António Graça, responsável pela área de I&D e inovação da empresa, “é do cruzamento de disciplinas que surgem novas abordagens e a inovação”, salientando assim a importância deste tipo de sessões para a Sogrape Vinhos S.A., a qual, seguindo valores tradicionais, tem enraizado o objetivo de acrescentar eficiência, identidade, precisão e sofisticação aos seus produtos e serviços, levando à criação de valor para a sua oferta e para os seus clientes.

Neste sentido, e olhando para a U.Porto como a instituição que mais produz trabalho científico sobre o vinho em Portugal, os membros da Comissão Executiva da Sogrape Vinhos S.A. expuseram informalmente as suas prioridades, estabelecendo-se um diálogo fluido entre os dirigentes da empresa e investigadores. Entre os desafios propostos estava, por exemplo, potenciar a criatividade dos trabalhadores da empresa. Diamantino Loureiro, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, explicou que esta ligação entre a indústria dos vinhos e as artes plásticas, apesar de não ser intuitiva, pode criar boas surpresas. E a Sogrape Vinhos S.A. está aberta a propostas das mais diversas áreas disciplinares da Universidade do Porto, considerando que estas podem ser uma mais-valia para uma empresa focada na inovação.

Durante a visita às instalações de Avintes, que incluiu a zona fabril, depósitos, laboratórios e linha de engarrafamento mas também a montra dos novos vinhos da Sogrape Vinhos S.A., António Graça explicou detalhadamente os processos para que os visitantes tivessem uma noção mais concreta dos desafios de I&D que a empresa enfrenta, esperando vir à Universidade colher novas soluções.

Sogrape vai financiar dois projetos no âmbito do IJUP Empresas

Durante esta sessão A2B, organizada pela UPIN – Universidade do Porto Inovação, houve também lugar à apresentação do programa IJUP Empresas por parte da responsável Elisa Keating, e a empresa anfitriã anunciou que irá financiar dois projetos em 3500€ cada. António Graça vê estes projetos como oportunidades para demonstração de conceitos, pesquisa ao estado da arte e até mesmo resolução de problemas uma vez que se tratam de trabalhos multidisciplinares – característica muito presente na atividade vitivinícola. O concurso IJUP Empresas será lançado em meados de Novembro.

A jornada foi acompanhada pela TVU. e a reportagem pode ser visualizada aqui.