A U.Porto “sempre fez parte do “plano” que Sofia Silva idealizou para o seu futuro. E desde o ano passado que esse plano passa pela Licenciatura em Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras (FLUP), onde a estudante natural de Vila Nova de Gaia frequenta atualmente o segundo ano.

Do primeiro ano, destaca a “oportunidade” de ter conseguido “estabelecer amizades e redes de apoio imprescindíveis” para lidar com as dificuldades impostas pela pandemia. Um “teste” que esta futura linguista com queda para a música passou com distinção.

Com uma média de 18,4 valores no 1.º ano do curso, Sofia Silva estará entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2021. Uma distinção que encara como “um reconhecimento muito importante do meu empenho e encoraja-me a continuar a dar o meu melhor”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Mesmo quando estava a decidir em que curso ingressaria, nunca ponderei seriamente nenhum de outra universidade. A U.Porto sempre fez parte do “plano” que formei relativamente ao ensino superior, pela sua excelência e proximidade à minha área de residência.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

Tive muita sorte por ter entrado na Universidade no ano letivo 2019/2020, uma vez que tive oportunidade de conhecer Professores e colegas pessoalmente, antes do confinamento, e estabelecer amizades e redes de apoio imprescindíveis.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

A distância geográfica entre os polos universitários de S. João e Campo Alegre (e faculdades “isoladas” como FDUP e FBAUP) deveria ser colmatada através de, por exemplo, projetos conjuntos, de forma a promover a interdisciplinaridade, essencial ao desenvolvimento do conhecimento científico.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

É um reconhecimento muito importante do meu empenho e encoraja-me a continuar a dar o meu melhor.

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?

Ainda há demasiado em aberto para conseguir imaginar um futuro tão longínquo. Espero manter-me na área da Linguística, sem deixar para trás a minha paixão por Música.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Estimulante