A Sociedade Internacional de Genética Forense (ISFG) distinguiu recentemente António Amorim, Professor Catedrático aposentado do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), como membro honorário.

O título de membro honorário da ISFG é reservado a cientistas que se tenham destacado pela importância das suas contribuições para a genética forense, bem como outras pessoas cujo percurso seja merecedor do reconhecimento daquele organismo internacional.

António Amorim foi distinguido em conjunto com mais quatro cientistas de renome: Bruce Budowle, Ken Kidd, Daniel Corach e Niels Morling.

A ISFG tem como missão promover o conhecimento científico no campo dos marcadores genéticos aplicados à ciência forense. Esse trabalho inclui a realização de reuniões regulares de natureza regional ou internacional, para além da publicação da revista Forensic Science International: Genetics.

Sobre António Amorim

Licenciado (1974) e doutorado (1983) em Biologia pela FCUP, António Amorim dedicou mais de 40 anos à docência na FCUP, onde lecionou várias unidades curriculares ligadas à genética, particularmente à genética forense.

Esta foi, aliás, a área que marcou todo o seu percurso, tendo ocupado o cargo de diretor do Mestrado em Genética Forense da FCUP desde 2013 até à sua Última Aula, em junho deste ano,

Autor de mais de 400 artigos em revistas especializadas, António Amorim dirige o Grupo de Genética Populacional e Evolução do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S). A sua investigação foca-se essencialmente nos domínios da modelagem matemática em genética e evolução populacional pura e aplicada (forense e diagnóstico).

Em 2021, o nome do docente e investigador da U.Porto surgia no topo dos cientistas mais citados no mundo na área das ciências forenses, de acordo com um estudo publicado no prestigiado “International Journal of Legal Medicine”.