No próximo dia 27 de outubro, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP) recebe o simpósio internacional ‘The Bioengineering, One Health Alliance in 2050: A One-Day Voyage into the Future”. O objetivo: debater os principais desafios para o futuro que se colocam nas áreas da alimentação, envelhecimento ativo, doenças infeciosas e tecnologias digitais.

A bioengenharia é uma área transversal que interage com vários domínios científicos. Enfrentar os atuais desafios globais requer uma abordagem interdisciplinar, envolvendo ciências sociais, ética, biologia, medicina e engenharia.

“Apesar desta transdisciplinaridade, ainda falta o diálogo entre especialistas de diferentes áreas, considerando a magnitude e complexidade desses desafios. Este encontro pretende ser uma oportunidade para que estas áreas e os seus especialistas se encontrem e debatam em conjunto possíveis soluções para o futuro”, destaca Mário Barbosa, professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salar da Universidade do Porto (ICBAS) e membro da comissão organizadora.

Com o simpósio ‘The Bioengineering, One Health Alliance in 2050’, a comissão organizadora procura explorar estas questões, rompendo fronteiras artificiais entre domínios científicos. Para tal, “cada painel contará com a participação de especialistas das ciências sociais, às ciências da saúde, seguindo o modelo da abordagem One Health, percebido como a visão holística da Saúde, em seus componentes de Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde do Ambiente”, conclui Mário Barbosa.

O encontro vai abordar quatro grandes desafios sociais, estruturados em quatro painéis: impacto do envelhecimento na saúde, doenças infeciosas, disponibilidade e qualidade dos alimentos e aplicação de tecnologias digitais na área da saúde. Cada painel será moderado por um jornalista de ciência.

Entre os convidados internacionais destaca-se nomes como: Jennifer Elisseeff (Johns Hopkins University) da área da bioengenharia, nomeada pela MIT Technology Review , em 2022, como uma das mulheres mais inovadoras com menos de 35 anos; Carme Carrion Ribas (Universitat Oberta de Catalunya), da área da bioquímica e biologia molecular, atual líder do eHealth Lab Research Group, onde trabalha em várias propostas de implementação e avaliação de intervenções de saúde móvel; e ainda Harro van Lente (Maastricht University), que tem desenvolvido o seu trabalho na área da sociologia das expectativas e que, em 2018, recebeu o prémio Freeman pelo livro co-editado pela editora Palgrave sobre Tecnologias Emergentes para o diagnóstico de Alzheimer.

Dos vários contributos em debate no seminário pretende-se ainda que resulte um Livro Branco que será posteriormente publicado e apresentado a um público mais amplo, abrindo esta reflexão à sociedade civil.

O simpósio “The Bioengineering, One Health Alliance in 2050” é uma iniciativa conjunta entre o ICBAS, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o Centro de Neurociências e Biologia Celular DA Universidade de Coimbra (CIBB).