feup2_300x200Arranca amanhã, 24 de agosto, mais uma edição do Curso de Verão promovido pelo Board of European Students of Technology (BEST Porto). O grupo estudantil sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber estudantes de toda a Europa numa iniciativa que decorrerá durante 13 dias na cidade do Porto. O curso vai incidir na temática das Smart Cities, numa altura em que o tema começa a ganhar força nas sociedades modernas e cada vez mais tecnológicas. A sessão de abertura do Curso de Verão está agendada para as 10 horas, na Câmara Municipal do Porto.

Pretende-se criar um impacto na cidade através da participação ativa dos estudantes nas vertentes tecnológica, social e cultural. Desta forma, a criatividade e a inovação serão uma preocupação constante ao longo deste curso e, para tal propõe-se a criação de grupos de trabalho e da inclusão de casos de estudo reais para que exista uma aproximação destas temáticas à situação atual do Porto.

O Porto é, neste momento, o lugar de eleição para tornar este curso possível, visto ser considerada uma cidade cada vez mais inteligente, constando no conjunto das 75 cidades de todo o mundo a integrar o “Open and Agile Smart Cities, tendo sido recentemente convidada a participar na quinta edição do “Smart City Expo World Congress“. Partindo também da dinamização recente da cidade, e não esquecendo a sua beleza e componente cultural, o BEST Porto proporcionará visitas guiadas a diversos locais históricos e edifícios de referência.  O curso de verão vai ter como principal recurso a infraestrutura do “Porto Living Lab”, desenvolvido no âmbito do projeto FP7 Future Cities.

O curso dividir-se-á em três principais componentes: académica, social, cultural e profissional. Serão organizadas várias atividades como palestras, workshops e visitas técnicas, de acordo com as necessidades dos estudantes, aumentando o seu conhecimento sobre smart cities. No âmbito sociocultural ambiciona-se desenvolver as aptidões sociais dos participantes e dar a conhecer a cultura portuguesa e portuense. Numa sessão de networking  existirá um contacto mais próximo entre participantes, empresas e instituições parceiras, estimulando ainda o contato entre entidades que trabalham na área das cidades inteligentes.

Desenvolvido em estreita colaboração com alguns professores ligados à Universidade do Porto e à semelhança de edições anteriores, o Curso de Verão é uma oportunidade única de receber formação complementar ao percurso académico e, ao mesmo tempo, incentivar o intercâmbio de experiências entre os jovens universitários europeus, que através deste curso têm oportunidade de conhecer novos hábitos e absorver a cultura da cidade do Porto.

Sobre o BEST 

O BEST – Board of European Students of Technology é uma associação de estudantes europeus voluntária, não governamental e sem fins lucrativos. Tem como objetivo proporcionar aos estudantes educação complementar, apoio à carreira, promover a internacionalização e o envolvimento educacional, através da promoção de serviços e atividades que aproximam estudantes, empresas e universidades.