Carla Salomé Rocha (à dir. na foto), estudante da FADEUP e vice-campeã mundial universitária de Corta-Mato, é uma das esperanças nacionais para as medalhas.

A 27ª edição das Universíadas de Verão começa este sábado, 6 de julho, em Kazan (Rússia),  e entre a delegação de 33 atletas que vão representar Portugal na maior prova do desporto universitário mundial vão estar sete estudantes da Universidade do Porto.

Ao todo são oito as modalidades que contarão com a participação de atletas nacionais. É o caso da Esgrima, que contará com a presença de Gael Santos, estudante da Faculdade de Arquitetura (FAUP), e de Álvaro Noite, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP) e vice-campeão nacional universitário da modalidade.

No Xadrez, a U.Porto está representada por Jorge Viterbo Ferreira, estudante da Faculdade de Ciências (FCUP), e atual campeão nacional universitário. A modalidade com mais atletas em prova é o Atletismo, que tem em Carla Salomé Rocha (FADEUP), atual vice-campeã mundial universitária de Corta-Mato, uma as grandes esperanças portuguesas para chegar às medalhas.

A 27ª edição das Universíadas marca também a estreia de Portugal nas variantes masculina e feminina do Voleibol de Praia. No ano em que coorganiza, em parceria com o IPP e FAP, o 9º Europeu Universitário de Voleibol de Praia (que se realiza de 23 a 28 de Julho na praia junto ao Edifício Transparente), a U.Porto está representada na competição por três atletas. São eles Joana Resende, estudante da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) que fará dupla com Tânia Oliveira da Universidade Fernando Pessoa; e a dupla masculina composta por Sebastião Alves, estudante da FADEUP, e Fernando Silva, estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP).

Portugal estará também representado nas provas de Ginástica Artística, Judo, Natação e Canoagem. A chefiar a comitiva portuguesa – composta por 54 elementos, selecionados pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) –  vai estar Pedro Dias, atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol e com um percurso dedicado ao desporto universitário, nomeadamente como membro do Comité Executivo da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), entre 2003 e 2011.

Em Kazan estão também os dois representantes institucionais da Universidade do Porto, o pró-reitor Manuel Janeira e o diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto, Bruno Almeida, com o intuito de promover nas Universíadas o Mundial Universitário de Voleibol de Praia de 2014, cuja organização cabe à Universidade do Porto, conjuntamente com a FAP e IPP.

A decorrer até 17 de julho, as Universíadas 2013 contam com a participação de delegações universitárias de 153 países de todo o mundo que competirão em 27 modalidades. A cerimónia de abertura das competição tem lugar este sábado, no Kazan Arena.

Todas as notícias sobre a competição estão disponíveis no site das Unviersíadas.