A FEUP Talent League juntou, no mês de maio, dez estudantes finalistas da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e empresas FEUP PRIME Partners numa sessão de networking e de apresentação de ideias por parte dos estudantes de vários mestrados da instituição.

Durante a sessão, organizada pela Talent Unit da FEUP, cada candidato apresentou o seu pitch e recebeu feedback das empresas parceiras, todas FEUP Prime Partners, nomeadamente das Águas do Douro e Paiva, BA Glass, EFACEC, Kaizen, Mota-Engil, Natixis, Rangel e Vestas, que avaliaram elementos como a estrutura, mensagem, progressão lógica, comunicação não-verbal e postura.

A grande vencedora da competição foi Ana Rita Barros, finalista do Mestrado em Engenharia do Ambiente, que recebeu vale FNAC de 300 euros como prémio. Para Ana Rita, o mais importante foi ter desenvolvido as suas estratégias de apresentação e de soft skills, metas importantes na procura do primeiro emprego.

“Participar no FEUP Talent League foi extremamente enriquecedor. O pitch é uma vertente da comunicação menos trabalhada no contexto académico e, neste programa, tive a oportunidade de o treinar em contexto real e de aprender as várias estratégias para a sua realização. Até chegarmos ao momento de apresentação do pitch, passámos por 20 horas de formação em soft skills. Acredito que a junção de todas estas experiências e aprendizagens se venha a refletir no futuro pelos conhecimentos e maior à-vontade que este programa me ajudou a construir”, avança a estudante.

Recorde-se que Ana Rita Barros foi a vencedora do Prémio Cidadania Ativa 2021 da U.Porto na área da Defesa do Ambiente, por ter cofundado a FOCA – Focus On Critical Actions, uma organização de conservação da natureza que se tem destacado no desenvolvimento de ações de voluntariado universitário, relacionadas com a proteção e valorização do ambiente.

Licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela FCUP, Ana Rita Barros frequenta o último ano do Mestrado em Engenharia do Ambiente da FEUP. (Foto: DR)

“Uma oportunidade para os estudantes saírem da sua zona de conforto”

Para além de Ana Rita Barros. a FEUP Talent League 2022, distinguiu ainda Gonçalo Ribeiro (2.º lugar) e Gustavo Cordeiro (3.º lugar), ambos finalistas do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, no ramo de Automação. Os dois estudantes da FEUP foram presenteados com vales FNAC de 120 euros e 50 euros, respetivamente.

Através desta iniciativa, pretendeu-se então valorizar, reconhecer e projetar os talentos da Faculdade de Engenharia, tendo o concurso surgido no seguimento do programa anual de soft-skills “ENGINEER YOUR FUTURE”.

Criado com o intuito de desenvolver as competências pessoais e profissionais dos estudantes para uma transição bem-sucedida para o mercado de trabalho, o programa consiste em nove sessões de grupo acerca de temas como gestão de stress, marketing pessoal e profissional, CV, entrevista (dinamizada por uma empresa FEUP Prime Partner) e inteligência emocional, assim como uma sessão individual de gestão de carreira.

“É uma excelente oportunidade para os estudantes saírem da sua zona de conforto e se desafiarem, dando-lhes também a possibilidade de interagirem de forma muito próxima com as empresas FEUP PRIME Partners que, por sua vez, contactam em primeira mão com estes estudantes. Esta segunda edição foi particularmente especial por ser em formato presencial, tal como inicialmente concebida, sendo o feedback positivo por parte das empresas e dos estudantes., avança Marta Rodrigues, responsável pela iniciativa.

Mais informações sobre os programas promovidos pela FEUP TALENT UNIT através do e-mail [email protected].