“Pensa-se geralmente que os gémeos monozigóticos nascem geneticamente idênticos, mas, na verdade, eles podem ser muito diferentes”, começa por explicar Alexandra Matias. Ou não fosse esse o ponto de partida para “Gémeos Monozigóticos: Idênticos, Mas Nunca Iguais”, título da exposição da autoria de professora da FMUP e do fotógrafo Tiago Martins., que vai estar patente a partir de 10 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A ideia de realizar uma exposição sobre o tema surgiu a partir do lançamento do livro Developmental and Fetal Origins of Differences in Monozygotic Twins, publicado por Alexandra Matias e pelo médico israelita Isaac Blickstein, em 2020. Editada pela Elsevier, a maior editora científica do mundo, a obra –  ilustrada por 22 retratos de gémeos monozigóticos da autoria de Tiago Martins – aborda as principais causas de discordância em gémeos monozigóticos e sua relevância para estudos futuros e tratamento clínico.

De acordo com a professora da FMUP, “apesar da aparência física muito semelhante e de ser difícil de os distinguir, os gémeos monozigóticos não possuem, por exemplo, as mesmas impressões digitais, a mesma estatura, o mesmo comportamento, as mesmas doenças”. Estas diferenças parecem resultar de “uma combinação de influências genéticas, epigenéticas e ambientais durante os períodos pré-natal, perinatal e pós-natal”.

Segundo Alexandra Marias, “saber que os gémeos monozigóticos podem não ser totalmente idênticos é clinicamente relevante, de modo a reformular a abordagem clínica, acompanhamento, orientação, tratamento, educação e compreensão das possíveis diferenças que possam surgir ao longo da sua vida”.

É essa realidade que é ilustrada através das diferentes fotografias que integram “Gémeos Monozigóticos: Idênticos, Mas Nunca Iguais”, todas elas da autoria de Tiago Martins, excetuando uma fotografia de Catarina Carrinho e outra de Mariana Abreu. Objetos que pretendem ser “a extensão artística e a tradução em papel da diferença na dualidade quase igual”, refere a organização.

Alexandra Matias é médica obstetra e professora associada da Faculdade de Medicina da U.Porto. (Foto: FMUP)

Esta exposição constitui ainda um tributo à memória de Nuno Montenegro, também ele professor da FMUP e médico obstetra, que faleceu em setembro deste ano.

Recorde-se que, em junho passado, Alexandra Matias tinha já coordenado uma outra iniciativa, a Semana dos Gémeos: One Event, Two Experiences, que incluiu uma exposição de fotografias de  e várias manifestações culturais, na Universidade do Porto.

A inauguração de “Gémeos Monozigóticos: Idênticos, Mas Nunca Iguais” está agendada para o próximo dia 10 de novembro, às 9h30, no Átrio dos Estudantes (piso 01) da FMUP. Após este momento, a exposição pode ser visitada até finais de janeiro. A entrada é livre.

Sobre os autores

Alexandra Matias é atualmente Professora Associada com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Assistente Graduada de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar Universitário de São João com subespecialidade em Medicina Fetal.

Tiago Martins é fotógrafo, tendo entrado nesta área de forma autodidata, percurso que culminou com a licenciatura em Comunicação Audiovisual.