São cerca de 1500 vagas e destinam-se a estudantes do 11.º e 12.º anos do ensino secundário, interessados em conhecer o lado multidisciplinar da engenharia. O “ponto de encontro” é a edição de 2022 da “Semana: Profissão Engenheiro” (SPE), uma iniciativa promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que está de regresso nos dias 30 e 31 março e 1 de abril, em formato presencial.

O objetivo principal da iniciativa é despertar a curiosidade dos estudantes e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir relacionadas com as áreas de estudo, suportando uma escolha ponderada e determinante para um futuro de sucesso.

“Achamos que esta é uma oportunidade única para os alunos de ensino secundário conhecerem de perto a nossa oferta formativa, estando os percursos desenhados de forma a que os alunos conheçam o papel do engenheiro na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e na construção de um mundo cada vez melhor”, realça Sara Cristóvão, responsável pela organização da “Semana: Profissão Engenheiro”.

Num ano em que o formato online começa a ser substituído pelo presencial, a FEUP abre as portas a todos os estudantes que queiram integrar as mais de 80 atividades preparadas, distribuídas por 25 percursos. Desde temáticas que resultam da sinergia de várias engenharias em prol de um objetivo comum, a outras atividades focadas em áreas específicas da engenharia, para quem já tenha uma ideia bem definida do percurso que quer seguir, há de tudo um pouco.

Na SPE 2022, os participantes vão poder explorar os desafios da aeronáutica e conhecer o que vai da crusta terrestre para o carro elétrico, passando pela levitação magnética, pela realidade virtual e ainda pela realidade fabricada em 3D. Vão contactar também com diversas formas de trabalhar um ambiente mais sustentável e ainda compreender quais os cuidados a ter na área da segurança informática.

“Acreditamos que o regresso ao formato presencial, embora com uma redução no número de vagas e alguns cuidados adicionais, é também um regresso à normalidade que todos desejamos. A máquina FEUP volta a borbulhar com atividades estimulantes, e esperemos que motivadoras, voltadas para os alunos de ensino secundário. Estamos entusiasmados com o abrir das portas ao exterior e acreditamos que podemos fazer a diferença na tomada de decisão de muitos alunos”, assegura Sara Cristóvão.

A última edição presencial da SPE contou com a participação de 2000 alunos do ensino secundário. (Foto: FEUP)

A pensar também nos pais e encarregados de educação, esta edição da SPE volta a incluir a sessão “FEUP: A expectativa de um novo mundo”, especialmente procurada pelos pais com dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia da FEUP. Está prevista uma sessão para cada dia de iniciativa, a decorrer entre as 17h45 e as 20h15, onde docentes da FEUP vão estar disponíveis para o esclarecimento de dúvidas, promovendo uma tomada de decisão mais informada e consciente relativamente ao futuro profissional dos alunos. Embora especialmente dedicada aos pais e professores, os alunos de ensino secundário também podem inscrever-se e participar na iniciativa.

A última edição presencial do evento, em 2019, contou com a participação de 2000 alunos do ensino secundário, dando-lhes a conhecer os laboratórios, projetos e a multidisciplinaridade das diferentes áreas de Engenharia.

Já em 2020 e 2021, devido às restrições impostas pela pandemia, as sessões da “Semana: Profissão Engenheiro” foram em formato virtual através de live talks, workshops e expositores interativos.

As inscrições decorrem até ao dia 18 de março e podem ser efetuadas no site do evento.