O ponto alto desta Semana Internacional acontece a dia 9 de maio, Dia da Europa

De 6 a 9 de maio, a Universidade do Porto, com o apoio da Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida (AN PROALV), dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) e da Erasmus Student Network (ESN) promove a Semana Internacional.

Até ao Dia da Europa (9 de maio), a Reitoria da U.Porto recebe iniciativas como a “InterWeek – May 2013”, durante a qual irá receber um grupo de 40 participantes provenientes de instituições de 21 países; as sessões culturais (coaching) ou as sessões de organização da Mobilidade, cujo objetivo é divulgar os diferentes países de destino de mobilidade e preparar os estudantes da U.Porto que irão realizar um período de estudos ao abrigo do Programa ERASMUS. Todas estas iniciativas contam com o contributo dos estudantes estrangeiros em mobilidade na U.Porto, representando o seu país ou cidade e apresentando-os aos estudantes da Universidade.

Um dos pontos altos desta Semana Internacional é o “Eurolunch“, que acontece no dia 9 de maio, no pátio interior da Reitoria (junto ao Átrio de Química). Neste almoço recheado de iguaria, o prato forte é o convívio e os momentos de trocas de impressões entre responsáveis do programa, estudantes da U.Porto (que partem para mobilidade e também estudantes internacionais) e representantes de Universidades parceiras.

Recorde-se que só em 2012/2013, a U.Porto vai receber 3708 estudantes e investigadores estrangeiros (cerca de 12% de toda a comunidade académica) facto que constitui um número recorde na vida da Universidade. No “mapa” dos estudantes de mobilidade da U.Porto, Brasil (889), Espanha (228) e Itália (135) surgem no “top 3” dos países mais representados. Polónia (121), Alemanha (73), França e Turquia (45) são outras nações em destaque numa listagem que inclui nações como o Camboja, as Ilhas Fiji, Laos ou Israel, num total de cerca de 50 nacionalidades representadas.