A equipa de ténis de mesa arrebatou os títulos nacionais por equipas no masculino e feminino. (Foto: CDUP-UP)

As equipas da Universidade do Porto subiram ao pódio em sete dos nove Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) em que a instituição participou na semana de 9 a 15 de dezembro. No total, a U.Porto alcançou nove títulos de campeã nacional universitária, aos quais juntou cinco medalhas de prata e quatro de bronze.

A semana vitoriosa teve início a 9 de dezembro com o CNU de KickBoxing LightKick, na qual a equipa da U.Porto arrecadou quatro medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. O maior destaque vai para os novos campeões nacionais universitários Diogo Granja (em +84kg) ), Diogo Aparício (em -74kg), João Bessa (em -63kg) e Hugo Nogueira (em -79kg). Cláudio Freitas foi vice-campeão nacional na categoria de -79kg, ao passo que Salomé Rocha (em -55kg), Gonçalo Reis (em -69 kg) e João Cruz (em -63kg) ficaram-se pelo bronze.

A U.porto recuperou o título nacional universitário de Xadrez depois de, no ano passado, ter ficado às portas da vitória. (Foto: CDUP-UP)

De 10 a 13 de dezembro, coube à Universidade do Porto – através do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) – a organização dos Campeonatos Nacionais Universitários de Pólo Aquático, Ténis de Mesa, Badminton, Xadrez e Floorball.

A jogar em casa, a U.Porto arrebatou os títulos de campeã nacional universitária por equipas em Ténis de Mesa feminino e masculino. O feito coube aos estudantes Sara Costa, Joana Mota, Raquel Andrade Inês Teixeira e a Margarida Matos (no feminino), e a Jorge Costa, João Neves e Gonçalo Batista (no masculino). Ainda nos homens, a U.Porto garantiu também o segundo lugar, pela equipa constituída por António Malheiro, Miguel Pinto, Luís Gomes, Vasco Ribeiro e Gonçalo Ribeiro.

Brilhante foi também a participação no CNU de Xadrez, que culminou com a conquista do título nacional universitário pelas mãos de Bruno Ribeiro, Pedro Mendes, Rui Pedro Gomes, André Sousa e Rafael Moreira.

As equipas da U.Porto dominaram o torneio feminino do CNU de Ténis de Mesa (Foto: CDUP-UP)

A somar a estes títulos, a U.Porto saltou para a vitória no CNU de Basquetebol 3×3 feminino, com uma equipa composta pelas estudantes Inês Braga, Sofia Almeida, Catarina Bonito Rolo, Ana Gabriela Noivo. E acelerou para novo título no CNU de Karting, com os estudantes Luís Duarte Moreira, João Brandão e Rui Almeida, logo seguidos pela equipa constituída por João Abel Santos, Luís Côrte-Real e Diogo Sousa, que se sagrou vice-campeã nacional.

Às portas do título nacional ficaram também as equipas de Pólo Aquático e de Floorball, que subiram ao 2.º lugar do pódio nos respetivos CNU’s.

Ainda no Basquetebol 3×3 feminino, a equipa 2 da U.Porto alcançou a medalha de bronze com as estudantes Isabel Catarina Costa, Melissa Pereira, Joana Cortinhas e Maria Girão. No setor masculino, ernando Cardoso, Pedro Teixeira, Gonçalo Madureira e Ricardo Rosa Neves foram eliminados nos quartos-de-final.

As cores da Universidade “pintaram” o pódio do CNU de Karting (Foto: CDUP-UP)

No CNU Badminton a equipa da U.Porto ficou a um passo do pódio ao perder a disputa do 3.º e 4.º lugares. O mesmo aconteceu às equipas de Bilhar que, apesar de uma boa prestação, não foram além do 5.º e 6.º lugares.

Foi assim um excelente final de ano para o desporto da U.Porto que, numa semana, arrebatou 18 medalhas em 10 competições nacionais universitárias.