A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) recebeu, a 21 e 28 de fevereiro, a Seleção Nacional de andebol feminino para uma dupla sessão de controlo e avaliação fisiológica, funcional e biomecânica.

Incluída no programa do estágio de preparação da equipa lusa feminina para o duplo confronto com a seleção da Eslováquia, com vista à qualificação para o Campeonato da Europa de 2022, a sessão foi realizada no Laboratório de Biomecânica do Porto (Labiomep), sediado na FADEUP, por uma equipa coordenada por João Paulo Vilas-Boas, diretor daquele Laboratório. O objetivo passou por “avaliar o estado atual de desempenho das jogadoras e monitorizar, ao mesmo tempo, a evolução dessas variáveis”, explica o também docente da FADEUP.

Ao longo dos dois dias de testes, as atletas convocadas pelo Selecionador Nacional José António Silva, também ele professor na FADEUP, foram sujeitas à medição de vários parâmetros de avaliação, como são exemplo a potência aeróbia, a lactatomia máxima ao consumo máximo de oxigénio ou a impulsão vertical.

Com as avaliações agora efetuadas pretende-se ainda promover uma maior aproximação das atletas nacionais à elite internacional da modalidade.

As atletas foram sujeitas à medição de vários parâmetros de avaliação. (Foto: FADEUP)

Um “serviço relevante à comunidade”

Para João Paulo Vilas-Boas, este tipo de ações de cooperação cumpre as “três premissas que fazem parte da identidade da FADEUP. Primeiro, porque estamos a prestar um serviço que me parece relevante à comunidade, neste caso à comunidade que mais nos importa que é a comunidade desportiva nacional de alto nível”

Por outro lado, “o facto de, quer a Federação de Andebol de Portugal, quer as atletas, acharem por bem autorizar a possibilidade de serem utilizados – despersonalizadamente – os dados em investigação científica, ajuda-nos a desenvolver programas de investigação, mais ou menos simples, mas que ajudam a promover academicamente os nossos estudantes de mestrado e de doutoramento”, reforça o docente e investigador. E conclui: “A nossa primeira missão é ensinar, a segunda é investigar e a terceira é prestar serviços relevantes à comunidade”.

O primeiro dos dois jogos de Portugal contra a Eslováquia decorreu a 3 de março, em Paredes, com uma vitória da equipa das quinas por 24-21.