O “prestígio e boa reputação” da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) ajudaram a tornar “bastante óbvia” a decisão de Samuel Silva ingressar, em 2020, no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Na U.Porto, o estudante natural de Valongo encontrou um “espírito de entreajuda dos estudantes, novas amizades e disponibilidade para ajudar da maioria dos docentes”.

Para o futuro, Samuel Silva assume o objetivo de “aproveitar tudo o que a universidade tem para oferecer”. Para já, foi recompensado pela média de 18,4 valores com que terminou o primeiro ano do curso, ao garantir uma vaga entre os 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. Feito que encara como uma “motivação para continuar a trabalhar arduamente”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Apesar de, inicialmente, a escolha do curso ter gerado algumas dúvidas, a U.Porto foi uma escolha bastante óbvia, dado o seu prestígio e boa reputação, tanto no ensino como na área da investigação científica, assim como a proximidade da Universidade à minha área de residência. Após um ano e meio, considero que ambas as escolhas, do curso e da Universidade, não poderiam ter sido mais acertadas.

– O  que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O espírito de entreajuda dos estudantes, as novas amizades e a disponibilidade para ajudar da maioria dos docentes foram alguns dos fatores que ajudaram na adaptação à Universidade, sobretudo num primeiro ano atípico como o que vivemos, devido às limitações impostas pela pandemia.

Por outro lado, todas as dificuldades inerentes a esta nova etapa contribuíram para o meu crescimento e aprendizagem, não só enquanto estudante, mas também enquanto pessoa.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Penso que é importante continuar a investir na formação de estudantes e docentes em assuntos associados às tecnologias, mesmo que os cursos em que estão inseridos não se associem diretamente às mesmas, dado que as tecnologias estão cada vez mais presentes no ensino, nos empregos e em tudo o resto que nos rodeia.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

Este prémio é uma forma de reconhecimento de todo o meu esforço, sendo mais uma recompensa que se junta às novas amizades, conhecimento e ensinamentos que levo deste primeiro ano para o futuro. É, por isso, mais uma motivação para continuar a trabalhar arduamente.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Ainda tenho alguns de curso pela frente, pelo que o objetivo principal, para já, é continuar a trabalhar, aprender, ter bons resultados, adquirir as competências necessárias para ser um excelente profissional e aproveitar tudo o que a universidade tem para me oferecer.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Inigualável.