I Concurso de Culinária FCNAUPDepois do sucesso da primeira edição, a Universidade do Porto vai iniciar uma nova edição do MOOC (Massive Online Open Course) “Coma melhor, poupe mais” no próximo 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.

Com inscrições já a decorrer na plataforma MiríadaX, o curso encontra-se aberto à participação do público em geral, realizando-se inteiramente online e de forma gratuita, ao longo de quatro semanas.

Desenvolvido por um grupo de professores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) e pela Unidade de Tecnologias Educativas da UPdigital, “Coma melhor, poupe mais” pretende dar a conhecer um conjunto de conceitos e dicas úteis para mostrar à população portuguesa que é possível ter uma alimentação saudável e económica ao mesmo tempo, explorando as potencialidades do ensino massivo e global, através de conteúdos audiovisuais de elevada qualidade e permitindo uma gestão própria dos horários dos utilizadores.

Sendo o conhecimento essencial para se saber comer de forma saudável e equilibrada sem gastar muito dinheiro, este curso pretende apresentar todo o percurso dos alimentos, desde o momento de planificação da compra, até à confeção e conservação, tendo por base a Roda dos Alimentos.

Mais do que sugestões de poupança, procura transmitir um conjunto de ideias práticas para comer mais saudável, que por acaso até são económicas e fazem parte da tradição alimentar de Portugal.

Nesta segunda edição, os formandos irão já encontrar alguma informação sobre a nova Roda da Alimentação Mediterrânica, o novo material pedagógico de referência para a aprendizagem da Dieta Mediterrânica.

O MOOC “Coma melhor, poupe mais” tem por base o livro “Alimentação Inteligente: coma melhor, poupe mais”, da autoria de Maria João Gregório, Maria Cristina Teixeira Santos, Sara Ferreira e Pedro Graça e cujas instituições promotoras foram a Direção-Geral da Saúde e a Edenred.